Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Mariana Xavier: “Praticar atividade física ainda é um privilégio”

"Não é justo chamar de preguiça ou de falta de força de vontade o que quase sempre é falta de tempo e energia", afirma a atriz

Por Da Redação
8 jul 2024, 18h00

Mariana Xavier usou suas redes sociais para falar sobre como até praticar atividades físicas revela as desigualdades sociais do país. A atriz postou um vídeo em que analisa como se comparar ao que se vê nas redes faz mal e o quanto é importante praticar exercícios dentro de seu tempo e possibilidades.

“De vez em quando a gente escuta alguém, muitas vezes um muso ou musa fitness, dizendo que ‘só não cuida do corpo quem não quer, porque o dia tem as mesmas 24 horas para todo mundo e quem quer, arruma um jeito, quem não quer, uma desculpa’. Será mesmo?”, questiona.

Mariana cita sua rotina como exemplo, consciente que não é a mesma da maior parte da população. “Hoje eu tenho uma rotina flexível, boletos pagos com facilidade e a oportunidade de me exercitar confortavelmente à distância de um elevador. É óbvio que ficou muito mais fácil e agradável praticar atividade física com regularidade e até tomar gosto pela coisa. Só que não foi sempre assim, como não é para a maioria das pessoas de nosso país”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mariana Xavier (@marianaxavieroficial)

Continua após a publicidade

Ela se mostra incomodada quando vê críticas ao corpo e comportamento alheios, sob a desculpa de “preocupação com a sua saúde“. “A musa fatness militante tá on, porque não dá pra falar de preocupação com saúde sem falar de desigualdade social. É mole pegar um lifestyle saudável, dizer que é super acessível e prazeroso passar duas horas da academia 5 vezes por semana quando você não precisa sair mega cedo para encarar transporte público, estudar, trabalhar, quando tem alguém na sua casa limpando, fazendo sua comida, cuidando dos seus filhos, dos seus pets…”.

A atriz avalia que o grande problema desses discursos é culpabilizar as pessoas. “Não é justo chamar de preguiça ou de falta de força de vontade o que quase sempre é falta de tempo e energia, porque a pessoa está usando todos os recursos que ela tem para tentar sobreviver“.

Continua após a publicidade

Mariana explica o que pretende com o recado. “Essa mensagem não é para você se acomodar ou se abandonar, é para você se acolher, fazer o que dá pela sua saúde dentro das suas possibilidades ao invés de ficar se achando um lixo porque está se comparando com uma realidade completamente diferente da sua”.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Continua após a publicidade

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho. 

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.