Leticia Birkheuer: “É tão bom amar e ser amada”
De namorado novo, ela falou sobre a possibilidade de um segundo casamento
Apesar da beleza exótica e da boa forma, Birkheuer confessou não ser nada vaidosa
Foto: Matheus Coutinho
Esta nova fase é motivo de grande prazer para Leticia Birkheuer. “A sensação que tenho hoje é de recomeço em todos os aspectos da minha vida”, avalia. Depois da separação do empresário Alexandre Furmanovich, 30, pai de João Guilherme, após dois anos de casamento, ela conseguiu se levantar com a mesma desenvoltura de seus tempos de passarela. Mas, apesar dos 11 meses do fim do relacionamento, a atriz deixa claro o quanto o assunto ainda a incomoda. “Separação é sempre traumática. Não me dói tanto como antes, mas nunca é bom ficar voltando em um passado dolorido”, diz cortando o assunto. No entanto, apesar do baque, Leticia não desistiu do amor, tanto que, após três meses de anunciado o rompimento, ela já havia engatado um novo namoro, com o empresário Rodolfo Kouri, 31, diretor de uma construtora do Paraná, que acabou pouco tempo depois.
Atualmente, Leticia Birkheuer se aventura em um novo romance, com o DJ e surfista Henry Barclay, 32. Apesar de frequentemente ser vista ao lado do rapaz, ela prefere não rotular a relação como namoro. A atriz alega que, por causa do filho, vai com muito mais calma nos relacionamentos. “O Henry e o João ainda não convivem. A relação está no começo, ainda estamos nos conhecendo”, diz.
Ao posar para estas fotos na praia do Arpoardor, no Rio, Leticia atraiu todos os olhares e uma legião de curiosos
Foto: Matheus Coutinho
Filho em primeiro lugar
Questionada se o grau de exigência aumentou depois da maternidade, responde categórica: “Sim! Hoje tenho preocupações que não existiam antes de ter o João. Agora, antes de alguém conviver com meu filho, analiso se é uma pessoa legal e se a história vai adiante. A prioridade é sempre o João”, garante Leticia.
Morando em seu apartamento na Lagoa, zona sul do Rio, ela fala das dificuldades em administrar uma casa e criar o filho sozinha. “Sou eu, meu filho e a babá, que me ajuda.” Longe da família, que mora em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, garante que a rotina que enfrenta não é para qualquer um. “Tudo aqui é comigo. Preciso me desdobrar no papel de mãe, administradora da casa e trabalho”, afirma. Bem-humorada, até brinca ao dizer que inveja as amigas que podem contar com seus pais quando precisam. “Eu as vejo deixando seus filhos com a sogra, ou com o pai da criança para sair ou até mesmo trabalhar. Eu não tenho isso. Sou eu e ele”, compara. Descendente de italianos, a atriz prioriza a convivência familiar, por isso não descarta um novo casamento. “Se eu sentir vontade e estiver apaixonada, por que não? É tão bom amar e ser amada”, reflete.
Gravidez também é um assunto que a faz parar para pensar. “Não falo que não quero. Até teria outro filho, mas não neste momento. Agora que voltei um pouco para mim, preciso de foco para minhas coisas”, justifica Leticia, afirmando que não teria coragem de segurar uma produção independente. ‘Admiro muito as mulheres que assumem seus filhos sozinhas, mas não sei se teria coragem, porque eu e o João já vivemos muito sozinhos no Rio e sei como é difícil. Acho fundamental uma figura paterna, não só durante a gravidez como também na educação da criança”, afirma.
Letícia, que tem a guarda do filho, conta que a relação com o ex-marido é tranquila. Morando em São Paulo, Alexandre busca o filho a cada 15 dias. “É importante para o João que o tempo que ele tem para conviver com o pai, conviva. É o que eu posso proporcionar a ele.”
Realizada, Leticia se define em fase de renascimento
Foto: Matheus Coutinho
De volta à boa forma
Quem olha a atriz agora, com seus 1,81 metro e 64 quilos, nem lembra que ela engordou 26 quilos durante a gestação. “Minha preocupação sempre foi ser uma boa mãe. Voltei a meu peso normal, mas o corpo não fica igual. A barriga jamais será a mesma!”, gargalha a atriz, que, para manter a forma, recorre aos esportes (foi jogadora de vôlei profissional até os 18 anos). Cremes para a pele são um drama na vida da ex-modelo. “Ai, morro de preguiça de hidratar o corpo. A única coisa que cuido um pouco mais é do rosto. Toda noite uso um creme por causa da maquiagem”, admite.
Leticia não se considera vaidosa. Maquiagem, só quando necessário. “Não sou neurótica com beleza. Saio de cara lavada e cabelo preso. Quando minha mãe (Elvira) vê, até briga: ‘Meu Deus, Leticia, não dá para passar um rimelzinho?'”, diverte-se.
Do outro lado das câmeras
Longe das novelas desde Cama de Gato (Globo, 2009), quando viveu a modelo Natasha Werner, Leticia está de volta na teledramaturgia. Na pele da jornalista Érika, assistente do blogueiro Téo, personagem de Paulo Betti, 61, a atriz se diverte ao viver o outro lado da fama em Império (Globo). “Estive em uma revista e em um site para conhecer como funciona o trabalho e adorei!”, conta. Alvo dos paparazzi, Leticia garante não se chatear ao se deparar com fotos suas espalhadas nos mais diversos veículos de comunicação. “Não sou do tipo que se irrita. É um trabalho que merece ser respeitado. Tenho a consciência de que vivo em um meio em que a exposição é inevitável.” Os registros são tão corriqueiros que ela até reconhece alguns profissionais atrás das câmeras. “Já sei quem são eles. A gente vive se esbarrando na praia e no parquinho em que levo meu filho. Não tenho reclamações”, diverte-se Leticia.