José Loreto: “Galã, eu?! Não sei nem o que significa”
O Darkson, de "Avenida Brasil", fala da repercussão do personagem nas ruas, do assédio da imprensa e rebate fofoca de que teria um caso com Débora Nascimento

José Loreto prefere o rótulo de símbolo sexual ao de galã
Foto: Divulgação
“Moda feminina a preço de banana. Se fica bem em mim, imagina em tu, que é um filé! Pode entrar que tá pechincha!” Foi dizendo esse texto que Darkson, de “Avenida Brasil”, apareceu pela primeira vez vestido de mulher, no capítulo 99. E essa foi apenas uma das muitas peripécias do locutor da loja de Diógenes (Otávio Augusto) que chamaram a atenção do público e fizeram do personagem de José Loreto um dos destaques da trama de João Emanuel Carneiro. Para a alegria do ator, de 28 anos, que conversou, com exclusividade, com a MINHA NOVELA.
A passagem citada fez com que as brincadeiras nas ruas aumentassem. “Mas foi difícil, não dá para se equilibrar num salto. Aí, rolou o truque do tênis. Não tenho talento para travesti (risos)”, brinca. Mas José, mais uma vez, se saiu bem. E o público que o diga! “Está muito boa a recepção. Estão curtindo demais! Mais gratificante do que o salário é a galera estar empolgada com a nossa história”, diz o ator niteroiense, que, vira e mexe, é abordado por fãs querendo tirar fotos com ele.
“Sabia que era um papel legal, uma novela de João Emanuel… Sabia que ele vinha com tudo. Pensei: ‘Vai bombar!’ Só não esperava que fosse assim, com pessoas de todas as idades gostando”, diz. Mas como tudo na vida tem também um lado negativo… “O ruim é que você fica muito exposto. Se vai à praia, tem fotógrafo… Estou me acostumando com isso; faz parte”, confessa.
O lado B do sucesso
Infelizmente, no “pacote” também vêm as fofocas. E José Loreto não escapou. Apesar de namorar a arquiteta Fernanda Pires, de 30 anos, há mais de dois anos, foi divulgado que ele estaria de romance com Débora Nascimento, a Tessália da mesma trama e sua colega de cena. O que, para o ator, “não tem o menor cabimento”.
“Ela é minha amiga, tem marido (a atriz é casada com o empresário Arthur Rangel), é amiga da minha namorada… Mas tem uma imprensa que quer vender qualquer coisa. Tranquilo! Falaram e deixaram de falar”, garante.
Caminho tortuoso
Segundo o ator, Fernanda lida bem com essa avalanche que se formou na vida do casal. “Ela é madura, tem 30 anos. E sabe o quanto estudei, o quanto bati na trave para chegar até aqui”, fala Loreto, cuja trajetória realmente é impressionante. Filho de um médico (José) e de uma professora de matemática, Loreto teve de enfrentar a resistência da família para realizar seu sonho.
“Não tem ninguém nesse meio, não sabiam como funciona”, explica o ator. A solução foi aplicar um “golpe”. No meio da faculdade de economia, ele foi para os EUA, com a desculpa de fazer um curso de inglês nas férias. “Queria fazer uns cursos de interpretação, porque não curti a faculdade”, entrega.
Ele, então, desembarcou em Los Angeles – terra do cinema, onde viveu quatro meses e fez de tudo. “Fui segurança, ajudante de barman, vendi churros… Ralei muito!”, lembra.
Ao fim de quatro meses, Loreto abriu o jogo para o pai: não estava feliz com economia e queria ser ator. Voltou ao Brasil, estudou interpretação na CAL, se formou em cinema, passou a integrar o grupo teatral Proposta A6, fez muitas peças, participou de Malhação e… Enfim, virou um dos galãs da trama das 9. Apesar de não gostar do rótulo. “Galã?! Não sei nem o que significa”, diz, com ar de pouco caso.
Símbolo sexual
Loreto fica mais à vontade com o rótulo de símbolo sexual. Pelo menos, não retrucou quando a repórter usou o termo em relação a ele. Ao contrário. “Sempre fui atlético. Luto judô, corro, pedalo… E o chamariz da loja do Diógenes é o corpo do Darkson, então, não vejo problema: É resultado desse trabalho.”
“Sempre fui mais do esporte do que da noite, por exemplo. E estou malhando na academia, o que não gosto nem tinha o hábito. Tento ir três vezes na semana”, conta o bonitão de 1,84 m e 80 kg.