‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’ é escolhido representante do Brasil no Oscar 2015
Com direção de Daniel Ribeiro, o filme, com temática gay, vai concorrer a uma vaga na categoria melhor filme estrangeiro
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho: esperança brasileira no Oscar
Foto: Divulgação
O longa Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, foi o escolhido para representar o Brasil na categoria melhor filme estrangeiro no Oscar 2015. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18) por Marta Suplicy, ministra da Cultura, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. “É uma obra de alta sensibilidade, que aborda a temática adolescente em situações extremas”, declarou a ministra. Ele concorria com 18 outros títulos nacionais e foi selecionado por uma comissão especial formada por especialistas na área.
Mas para entrar na disputa, de fato, ainda precisa do aval da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela premiação, que só divulgará os indicados no dia 15 de janeiro. A tradicional cerimônia de entrega dos troféus está prevista para acontecer em 22 de fevereiro.
Confira o trailer:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=lpHKXyko358?rel=0%5D
O filme
Inspirado no curta Eu Não Quero Voltar Sozinho, lançado em 2010, o longa conta a história do adolescente deficiente visual e homossexual Leo (Ghilherme Lobo) que precisa driblar o preconceito e o bullying sofrido na escola. Com a chegada de Gabriel (Fabio Audi), o protagonista descobre algo que nunca havia sentido antes: amor.
Sucesso crítica e público – chegou a arrecadar R$ 1 milhão nas bilheterias após duas semanas de exibição -, o filme teve estreia mundial no importante Festival de Berlim, em fevereiro, saindo de lá com o prêmio Teddy de melhor longa para um filme com temática LGBT.