Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

‘Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar’ episódio 03 – Verão

Atenção: esse texto conta TUDO o que acontece no terceiro episódio de "Gilmore Girls - Um Ano para Recordar"

Por Gabriela Kimura - Atualizado em 21 jan 2020, 01h33 - Publicado em 25 nov 2016, 12h18

 Alerta! Essa matéria contém (muitos) spoilers da série ‘Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar’ 

No terceiro episódio, intitulado “Verão”, Rory e Lorelai estão na piscina municipal de Stars Hollow, discutindo sobre qual o sentido de ter tanta gente lá, se elas poderiam estar em casa e simplesmente tomar um banho para se refrescar. A prova de que os bons diálogos continuam existindo!

Logo no comecinho, após essa discussão calorosa, a gente percebe que Rory está bem incomodada com o fato de que toda a cidade acha que ela está de volta – o que faz questão de dizer que não, apenas está por lá temporariamente.

Aos 22 anos, a não-mais-pequena April tem piercing no nariz, prova de metafísica e só assiste filmes mudos em alemão. Como a gente sabe disso? Porque temos um fofo jantar em família com Lorelai, Rory, Luke e April. Ah, ela também vai fazer uma interessante pesquisa nas férias de verão, viajando com os amigos, sobre a legalização da maconha. Sobre direitos civis, claro.

Rola uma identificação quando Lorelai conta qual filme elas irão assistir – The Returned, versão francesa – e o Luke diz: “não sei quanto tempo eu vou aguentar”. Ela explica para Rory que eles assistem um episódio e meio, quando ele dorme, só vai assistir novamente na próxima semana e já não se lembra de mais nada, o que faz com que precisem assistir tudo de novo. Eita!

Continua após a publicidade

Menos de cinco minutos de episódio e nosso coração já para: Rory pega seu celular e tem uma ~mensagem de voz~ (OK, é 2016, a gente sabe) do Logan. E logo a curiosidade ataca, porque April aparece no quarto dela e começa a surtar, sendo uma criança e ao mesmo tempo adulta sem senso de humor.

Enquanto isso, na sala de estar, Lorelai e Luke têm uma pequena ~treta~ sobre dinheiro, pois April quer passar o verão na Alemanha com alguns amigos do intercâmbio. Seriam sinais de problemas no paraíso?

Sentada na escadinha, com seus tênis e capinha de celular colorido, Rory finalmente liga para Logan e eles têm uma conversa para lá de torta de climão. Ela queria ir antes para Londres (como a gente já sabia que ia rolar), mas há uma Odette morando com ele na história – e fica confusa a relação entre os dois. Parece que Rory está bem aflita e incomodada com algo.

Logo depois, na famosa reunião da cidade – que agora tem ar-condicionado! -, ela começa a ficar nervosa com a história de “estar de volta”. Até descobrir que existe uma tal de Gangue dos 30 e poucos: aqueles jovens que saíram da casa dos pais para ir para a faculdade, foram “cuspidos” pelo mundo real e voltaram para seus antigos quartos. Assustador.

O grande anúncio da noite é sobre o Stars Hollow: O Musical, um novo e mega evento que Taylor está preparando para aumentar o número de turistas na cidade durante a temporada de verão. Ainda sobre quem fará o que, Rory faz o que mais adoramos na série desde sempre: piadinhas com referências modernas, como chamar o diretor do musical de caminhante branco (Game Of Thrones, sabe?). 

Continua após a publicidade

Da mesma forma que Luke descobre que sua cabana de bóias foi quebrada por ~vândalos~, Rory fica chocada ao saber que o Gazeta de Stars Hollows vai fechar por falta de um editor. Parece que ela realmente vai entrar para a Gangue dos 30 e poucos.

Talvez Rory e Lorelai sejam as únicas pessoas do universo a curtirem o verão na piscina usando roupas em vez de biquínis e chinelos. Passando pelas inscrições de voluntários para o musical, com Babette sendo, bem, Babette, as duas encontram com Claudia, a terapeuta de Lorelai.

E é claro que, eventualmente, Rory se torna a nova editora do Gazete de Stars Hollow. Qual não seria a surpresa em ver que a equipe é formada por apenas duas pessoas, Charlie e Esther, que devem ter a idade aproximada do jornal (89 anos).

Enquanto isso, na pousada, Michel chama Lorelai para comemorar seu aniversário e conversar. Os dois vão ao Bar Secreto, um novo lugar interessante que ~desaparece~ quando Taylor aparece pela cidade. Michel diz para Lorelai que recebeu uma proposta de emprego melhor e está pensando em aceitar. Ela fica bem abalada e vai beber com Rory na redação da Gazeta.

Eis que entra Paul, alguém com quem Rory deveria ter terminado. No dia seguinte, Rory se reúne com Lorelai para conseguir entregar o jornal pela cidade toda – e muita gente fica bem descontente com o fato de não ter mais o poema da estação na capa. Além disso, Luke toca a “Terça dos Hambúrgueres” na pousada e esse é outro momento que alguém parece estar bem descontente com uma das garotas Gilmore.

Continua após a publicidade

E, aparentemente, as coisas também não andam nada bem para Emily. Em um breve lance, ela aparece acordando ao meio-dia, perdida e sem saber nem que dia é. Rory dá aquele toque nada amigável na mãe, dizendo que ela poderia ter ajudado mais sua avó nesse momento difícil.

Taylor convida a comissão consultiva para dar uma primeira olhada no musical e ninguém, além de Lorelai, parece se incomodar. O musical é bem longo e ela faz suas sugestões para o comitê, porém, ninguém concorda com ela.

Rory decide ir visitar Emily e descobre fatos chocantes sobre ela: montou uma TV e mesinha para jantar na sala de estar, não sabe o que é a comida que tem em sua própria casa e nem sequer vai mais ao clube como costumava fazer com Richard. Pelo menos consegue fazer com que sua avó mande um e-mail para sua mãe falando sobre a escolha da lápide, além da visita ao cemitério juntas.

Eis que aparece aquele que pode ser ou não o ex-namorado mais sensual de Rory: Jess. Enquanto eles têm sua divertida conversa sobre o que anda rolando na vida de cada um, o revoltado de Stars Hollow conta sobre seu livro, que está indo bem. E, mais uma vez, Paul aparece na jogada: Jess pergunta se ela escreveu, no meio do papo, “terminar com P”.

Talvez pela primeira vez, Rory é sincera sobre seu atual estado: sem dinheiro, sem emprego, sem carro, sem casa e sem calcinhas, porque ela não sabe onde está a caixa com elas. Então, Jess faz uma sugestão bastante interessante para ela: para não perder o entusiasmo da vida (ou encontrá-lo), Rory poderia escrever um livro sobre ela e sua mãe. E tem um momento muito fofo dela procurando notícias sobre Lorelai no Stars Hollow

Continua após a publicidade

Algo de muito esquisito está rolando na casa de Emily, uma semana depois de todos os eventos citados. É o dia combinado de irem ao cemitério checar a tal da lápide, mas Lorelai chega antes, sem Rory, e encontra Jack Smith, um amigo de seu pai, junto com Emily. Lorelai liga para Rory e discute sobre o ~novo papai Smith~.

É quando a relação espinhosa de mãe e filha aparece bem revelada: Lorelai e Emily discutem sobre as responsabilidades de cuidar da “mãe em luto”, de seguir em frente, sobre o desejo de Richard que Luke tivesse mais garantias – e com isso expandir sua lanchonete -, o que Lorelai não sabia e a relação dos dois.

O que a gente não poderia prever era a reação totalmente negativa de Lorelai sobre o livro que Rory pretende escrever, quando elas se encontram no cemitério, enquanto Emily resolve o problema da quinta lápide. Lorelai realmente não quer sua vida exposta, enquanto sua filha tenta argumentar, dizendo que, finalmente, encontrou o que quer fazer da sua carreira.

O papo fica bem tenso e até mesmo os ex-namorados de Rory entram na jogada e, BUM, Lorelai solta a bomba de Logan ser “o cara que você não consegue largar”.

Para dar aquela aumentada básica na tensão, a briga seguinte é entre Lorelai e Luke, que não contam as coisas um para o outro e acabam sem se entender. Ela questiona sobre os locais para a expansão da lanchonete que ele foi ver com Emily, enquanto Luke quer saber por que ela parou de ir à terapia e não contou para ele. A briga toda acaba com ele indo para a pousada, pois tem bolinhos no forno para o café da manhã e possíveis hóspedes que estão descontentes com a Dragonfly.

Continua após a publicidade

Rory e Lane discutem sobre o surto de Lorelai no cemitério sobre o livro e como ela ficou chateada com tudo que aconteceu. Então, descobre que toda vez que está chateada, liga para Logan, com quem tem um caso. Ela finalmente atende a ligação dele e diz que o que quer que estivesse rolando entre eles, não vai rolar mais.

Lorelai vai assistir a nova música do musical e, durante esse momento, tem um insight. Ela chega em casa e informa Luke que vai viajar, fazer a trilha do Pacific Crest Trail, sozinha, por um tempo. Ele pergunta o por que e ela só diz: “porque é nunca ou agora”. Corta para nossos corações extremamente abalados!

Quer saber o que rolou nos outros episódios? Vem cá:

 ‘Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar’ episódio 01 – Inverno

  ‘Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar’ episódio 02 – Primavera

Continua após a publicidade

 ‘Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar’ episódio 04 – Outono

Publicidade