Conheça as 10 mulheres mais ricas do mundo eleitas pela Forbes em 2016
Donas de grandes marcas de cosméticas, varejo, doces, farmacêuticas e até mineradoras, suas fortunas são herdadas de seus avós, pais e maridos
Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 28 out 2016, 00h14 - Publicado em 3 mar 2016, 18h12
Getty Images (/)
Continua após publicidade
Donas de grandes marcas de cosméticas, varejo, doces, farmacêuticas e até mineradoras, a fortuna das 10 mulheres mais ricas do mundo é herdada de seus avós, pais e maridos.
E suas ocupações são as mais diversas possíveis, desde gerenciamento de organizações filantrópicas, como é o caso da viúva de Steve Jobs, Laurene Powell Jobs; até a atuação direta nas suas empresas, como faz Susanne Klatten, dona da empresa farmacêutica Altana AG.
Divulgação ()
Liliane Bettencourt
De origem francesa, a viúva é, junto com suas filhas, dona de 33% da L’Oréal. Apenas essa posse significa que Liliane tenha uma fortuna estimada em 36,1 bilhões de dólares. Herdeira da empresa fundada por Eugene Schueller, seu pai, ela é a mulher mais rica do mundo, segundo a revista Forbes. Aos 93 anos, Liliane está sob guarda de sua filha.
Reprodução/Reuters ()
Alice Walton
Com uma fortuna avaliada em 32,3 bilhões de dólares, Alice é filha do criador da rede de varejo Walmart. Mas prefere não participar das decisões da empresa, e prefere ocupar-se com os cargos de direção e curadoria do museu Crystal Bridges Art Museum.
Continua após a publicidade
Jay Mallin/Bloomberg ()
Jacqueline Mars
Ao lado de seus dois irmãos Forrest Jr. e John, Jaqcqueline é dona da marca de doces Mars, empresa fundada pelo seu avô. Sua fortuna é avaliada no valor de 23,4 bilhões de dólares, ocupando o posto da 3º maior do mundo. Além de controlar o império de doces Mars, ela também é formada em antropologia, ocupa o cargo de diretoria da National Sporting Library and Fine Art Museume administra o time norte-americano de equitação.
Divulgação ()
Maria Franca Fissolo
Maria é a mulher mais rica da Itália, não por um acaso, é viuva de Michele Ferrero, o dono da marca fabricante de chocolate que leva o seu nome. Além do Ferrero Rocher, sua empresa também Nutella, Kinder Bueno e Tic Tac. Sua fortuna é avaliada em 22,1 milhões de dólares.
Continua após a publicidade
Reprodução/BMW ()
Susanne Klatten
Além de ser herdeira de 50% da empresa BMW, junto com seu irmão, Susanne também tem ações na empresa farmacêutica Altana AG. Ela também herdou 50% da marca alemã responsável por fabricar o Pantoprazol. Também é diretora da empresa Altana AG. Sua fortuna é de 18,5 bilhões de dólares.
Stephen Lam/Getty Images ()
Continua após a publicidade
Laurene Powell Jobs
Com ações na Apple e na Disney, a viúva de Steve Jobs possui uma fortuna avaliada em 16,7 bilhões de dólares. Além de doar milhões de dólares para organizações filantrópicas, Laurence possui duas, a Emerson Collective e a College Track.
Divulgação ()
Abigail Johnson
CEO da Fidelity, companhia criada pelo seu avô, é dona de 24% da empresa e possui uma fortuna de 13,1 bilhões de dólares.
Continua após a publicidade
Divulgação ()
Charlene de Carvalho-Heineken
Considerada a mulher mais rica da Holanda, Charlene é dona de 25% da cervejaria e tem uma fortuna de 12,3 bilhões, herdada de seu pai.
Divulgação ()
Continua após a publicidade
Iris Fontbona
Viúva do fundador da mineradora Antofagasta Plc, Andrónico Luksic, que explora cobre no Chile, Iris ainda possui participação majoritária na empresa Quiñenco. Sua fortuna é de 10,1 bilhões de dólares.
Maria Helena Moraes Scripilliti
Herdeira da empresa Menarini, após a morte de seu marido Alberto Aleotti, sua fortuna é avaliada em 10,1 bilhões de dólares. A marca possui 14 fábricas em diversos lugares do mundo. Sua família foi alvo de acusações em 2010 por evasão de impostos.