Conheça a trama de Falso Brilhante, a próxima das 21h
A novela de Aguinaldo Silva que substituirá Em Família chega às telinhas em julho e tem a difícil missão de recuperar a audiência do horário nobre da Rede Globo
Vanessa Giácomo e Chay Suede já começaram a gravar
Foto: Raphael Dias/ TV Globo/ Divulgação
Com a baixa audiência de Em Família, sua substituta tem a difícil missão de alavancar os números da emissora. Mesmo assim, Aguinaldo Silva, autor de Falso Brilhante, próxima novela das 9, que estreia dia 28 de julho, se mostra confiante. “Será novelão como o povo gosta”, garantiu o novelista à VEJA (Editora Abril). E completou: “Novela é novela; se não for isso, não é novela, é outra coisa. E fracassa na audiência, já que as pessoas ligam as televisões não devido a alguma suposta novidade apresentada pelo gênero, mas por causa de sua linguagem de sempre, a do folhetim”.
Alexandre Nero assume o papel do protagonista, José Alfredo, que será vivido na primeira fase por Chay Suede
Foto: AgNews e Rede Record/Divulgação
Pontapé Inicial
A trama começa com José Alfredo (Chay Suede), ainda jovem, fugindo de casa depois que o irmão descobre a paixão dele pela cunhada, Eliane (Vanessa Giácomo). Ele, então, se refugia em Serra Pelada, no Pará, e lá conhece Sebastião Feliciano (Daniel Filho), que o apresenta ao mundo da exploração das pedras preciosas. Depois, convida o rapaz para ir à Suíça e fazer fortuna.
A partir daí, José Alfredo passa a vender e a contrabandear as pedras com a ajuda de Maria Joaquina (Regina Duarte), uma compradora de diamantes de uma grande e suspeita corporação com sede em Genebra. No voo para a Suíça, José Alfredo conhece Maria Marta (Adriana Birolli). De uma família decadente, mas com um nome bem-aceito na sociedade, a moça vira alvo do aventureiro, que vê nela a possibilidade de ser conhecido também. Eles se casam e têm três filhos.
Já Lilia Cabral e Adriana Birolli dividirão o papel de Maria Marta, a ex-mulher do milionário, que irá atormentá-lo
Foto: AgNews
Segunda Fase
Continua após a publicidade
Com a ideia de ficar cada vez mais rico, José Alfredo viaja o mundo fazendo expedições e acaba abandonando a família. Vinte e cinco anos depois, ele reaparece, agora interpretado por Alexandre Nero, que faz sua estreia como protagonista no horário nobre. Nessa segunda fase, o viajante é um homem rude que só se veste de preto e lidera a cadeia de joalherias Império.
Conhecido agora como Comendador, José Alfredo chega ao Rio de Janeiro acompanhado pela amante, Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa). E esta viverá em pé de guerra com Maria Marta (Lilia Cabral, na segunda fase), que fará de tudo para tirar proveito da fortuna do ex-marido.
Marina Ruy Barbosa será Maria Ísis, a amante do Comendador, e Caio Blat, um dos filhos dele
Foto: Instagram/Reprodução e AgNews
Família Problemática
Para manter a ex-mulher longe, José Alfredo deixa Maria Marta ficar em uma de suas propriedades, em Petrópolis (RJ). Ela divide a casa com dois dos três filhos do casal, José Pedro (Caio Blat) e João Lucas (Daniel Rocha). Já Maria Clara (Andreia Horta) vai morar com o pai.
Fora Maria Marta, José Alfredo tem outro problema sério: saber quem o sucederá no comando da joalheria Império. É que nenhum dos herdeiros se interessa pelos negócios.
A novela terá paisagens exóticas, como o Monte Roraima
Foto: Divulgação
Toque Místico
Em uma de suas expedições, José Alfredo encontra um diamante rosa na África do Sul e o guarda no Monte Roraima. A pedra é um símbolo de poder para ele. Após ser roubada, seus negócios passam a não dar certo e sua fortuna começa a se dissipar, deixando-o deprimido. E ele acredita que precisa encontrar a pedra para reverter a situação, fazendo com que tudo volte a ser como antes.
Regina Duarte será uma mulher de caráter duvidoso
Foto: Agnews
Participações Especiais
Daniel Filho e Regina Duarte terão aparições bem curtas na telinha. Na trama, o personagem do ator morre no primeiro capítulo, após uma revolução feita pelos garimpeiros em Serra Pelada. Já a atriz, que está afastada da TV desde O Astro (2011), só aparecerá nos três capítulos iniciais do folhetim.
Confira mais fotos das primeiras gravações