Confira um bate-papo com a atriz Thaila Ayala
A Marcela de Malhação explica o baixo ibope da novela e admite ser uma atriz inexperiente

A atriz confessa que é parecida com
Marcela na forma de se vestir e nas
atitudes
Foto: Rafael Campos
Com o pouco tempo que tem de carreira, Thaila Ayala, a Marcela de Malhação, já aprendeu com alguns veteranos uma frase que não pode faltar aos mais reservados: não fala da vida pessoal. Aos 21 anos, a paulista tenta resguardar sua relação com Ricardo Waddington, se recusando até a dizer se continua namorando o diretor. “Não falo mais sobre isso”, afirmou no intervalo de uma gravação.Mas nem essa recusa faz de Thaila uma atriz antipática, pelo contrário. Atenciosa, ela não se esquivou de comentar a baixa audiência da atração e até admite que os protagonistas são mesmo inexperientes. “Ninguém entrou aqui esperando uma nota 10 da crítica. Sabemos das nossas limitações”, afirma Thaila.
Como você avalia a atual fase de sua personagem na novela?
Marcela está num momento bacana. Ela vive uma crise com os pais, que é legal mostrar porque todo mundo passa por isso. Bate de frente com eles, mas sempre com razão, nunca na rebeldia. Marcela é correta e quer sempre mostrar o lado bom do André (Rômulo Arantes Neto).
Você parece com a Marcela?
Sou completamente próxima ao universo dela. Sou Marcela desde a roupa até muitas atitudes dela. Obviamente, há coisas que eu não falaria nem nunca faria.Mas, no geral, eu tenho muito da Marcela.
A baixa audiência de Malhação foi atribuída à inexperiência dos atores. O que você acha disso?
Falam que somos todos lindos, mas que quando abrimos a boca… Todo mundo progrediu bastante desde o começo. Mas, para um primeiro papel, realmente não é um trabalho nota 10. E Malhação está há 12 anos no ar e não tem como fugir do padrão: a mocinha, a má, o namorado…
Alguma providência foi tomada para reverter esse problema?
Houve reuniões com os autores, e não com os atores, o que deixou a gente aliviado. Todo mundo ficou tenso com a queda da audiência. Decidiram mudar a história e, com isso, o ibope aumentou.
Mas a inexperiência do elenco comprometeu a qualidade?
Um conjunto de coisas levou à queda (de audiência). Não nego que somos inexperientes, ninguém nunca fez nada na TV. É tudo pesado, punk mesmo!
Essa aliança na mão esquerda é sinal de compromisso com o diretor Ricardo Waddington?
Não. Essa aliança era do meu pai e a uso há anos, desde que ele faleceu. Mas bastou que eu aparecesse com o Ricardo para que saísse nota na imprensa.