Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

7 marcos históricos alcançados por negros no Oscar 2017

Depois da falta de nominações à negros no polêmico Oscar de 2016, a premiação desse ano registrou 7 marcos

Por Ana Flavia Monteiro
Atualizado em 20 jan 2020, 22h09 - Publicado em 25 jan 2017, 19h13

O Oscar de 2016 ficou conhecido como White Oscar (Oscar Branco) pela falta de indicações de atores e diretores negros às categorias, mas esse ano a história é outra. A academia reconheceu o trabalho desses profissionais e o resultado foi uma lista de indicados com inúmera diversidade.

É claro que o ideal seria que não tivéssemos que celebrar esse tipo de conquista e que a diversidade se fizesse presente com frequência e naturalidade em todos os âmbitos, mas enquanto buscamos isso, comemoramos os progressos!

1. Barry Jenkins, diretor do filme Moonlight: Sob a Luz do Luar, é o primeiro diretor afro-americano a ser indicado a Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

2. Viola Davis, atriz do drama Cercas, é a primeira atriz negra a ser indicada três vezes ao Oscar. Além de concorrer a Melhor Atriz Coadjuvante nesse ano, ela já recebeu indicações por Dúvida, em 2009, e Histórias Cruzadas, em 2012.

3. Bradford Young, diretor de fotografia do longa A Chegada, é o primeiro afro-americano a ser indicado a Melhor Fotografia e o segundo negro a ser indicado nessa categoria; o britânico Remi Adefarasin foi indicado por Elizabeth, em 1998.

Continua após a publicidade

4. Essa é a primeira vez que atores negros são indicados nas quatro categorias de atuação: Denzel Washington a Melhor Ator por Cercas, Octavia Spencer a Melhor Atriz por Estrelas Além do Tempo, Mahershala Ali a Melhor Ator Coadjuvante por Moonlight: Sob a Luz do Luar, Ruth Negga a Melhor Atriz Coadjuvante por Loving, Viola Davis a Melhor Atriz Coadjuvante por Cercas Naomie Harris a Melhor Atriz Coadjuvante por Moonlight: Sob a Luz do Luar.

5. Além de ser também a primeira vez que atores e atrizes afro-americanos são indicados no total. O recorde anterior era de 5 atores em 2005 e em 2007.

6. Joi McMillon (Moonlight: Sob a Luz do Luar) é a primeira mulher negra a ser indicada a Melhor Edição.

7. Essa é a primeira vez que três negras foram indicados a uma mesma categoria. Viola Davis, Naomie Harris e Octavia Spencer concorrem a Melhor Atriz Coadjuvante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.