Instagram/Reprodução
Na última segunda-feira (19), o assunto era apenas um nas redes sociais: o céu escurecido de São Paulo às 15h. O fenômeno inesperado ampliou um debate importantíssimo sobre o número absurdo de queimadas na Amazônia – isso porque o escurecimento tão cedo aconteceu possivelmente em decorrência delas, segundo dados do Climatempo . Frente a isso, o Instagram se tornou uma plataforma em que muitas famosas se posicionaram sobre o assunto.
Entre elas, estão figuras como Taís Araújo , Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank , que usaram fotos e vídeos para comentar o desastre ambiental: as queimadas que têm destruído a Amazônia são as maiores dos últimos cinco anos. De acordo com o Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, desde janeiro até 19 de agosto deste ano, houve um aumento de 83% das queimadas em relação ao mesmo intervalo em 2018 e isso contabiliza 72.843 focos até o momento.
Além dos pedidos de mais preservação e menos descaso do governo de Jair Bolsonaro , Bruna Marquezine , por exemplo, pediu para que os seguidores assinassem a petição do Greenpeace para mostrar que os brasileiros não estão de acordo com a destruição da floresta e ocorra a continuidade da lei de iniciativa popular que está em debate no Congresso Nacional desde 2015, em busca do desmatamento zero. Para participar, clique aqui .
Veja outras famosas que usaram a rede social para apoiar a causa:
Taís Araújo
View this post on Instagram
É redonda, gira e está em chamas. Todos já vimos e lemos que a Amazônia está ardendo em chamas e que essa escuridão repentina em São Paulo pode estar relacionada com a pior queimada na região nos últimos cinco anos. De Rondônia chegam relatos de dias seguidos sem o azul do céu no horizonte. O curioso é que ontem mesmo eu, @leandraleal, @thainaduarteoficial e @caiapitanga falávamos sobre a importância da preservação e sobre o fato de as nossas atitudes diárias afetarem o futuro do nosso planeta. Nem sei mais se podemos falar em "futuro", uma vez que já estamos testemunhando as consequências do descuido de nossas ações e políticas públicas ou falta delas. Alguns moradores de São Paulo coletaram um pouco da água da chuva de ontem, pós escuridão, com aparência barrenta e cheiro de queimado. Fico pensando ainda sobre o que pode acontecer com quem está respirando esse ar, o tanto de doenças respiratórias que podem vir em consequência disso, pra começo de conversa… E então, deixa mesmo queimar lá na Amazônia? Não vai acontecer nada sério no mundo se explorarmos desenfreadamente essas matas? Ontem tivemos um pequeno exemplo de que não é bem assim. Já passou da hora de nos importarmos e salvarmos o que ainda nos resta do amanhã. Falar sobre isso é apenas o primeiro passo.
A post shared by Taís Araujo (@taisdeverdade) on Aug 20, 2019 at 2:14pm PDT
Fernanda Gentil
View this post on Instagram
Não tem “plano B” pra esse planeta, porque não tem “planeta B” pra gente. Só tem esse. Pra quem acha que “a queimada é lá longe”, lembre-se que o ar é aqui perto. Está em todos os lugares. É tudo o que a gente respira. Se o MUNDO está preocupado com a nossa Amazônia, não é possível que a gente esteja tranquilo – essa conta não fecha, e pior, uma hora ela chega. Você tem tido mais alergias? Problemas de pele? Asma? Tosse? O verão aí tá muito mais quente e o inverno nem tão frio? Na verdade, tem sido cada vez mais difícil separar as estações do ano? Pois é, essa é a conta chegando em doses cavalares. A natureza não é infinita, mas pode ter muito mais fôlego se a gente cuidar dela. E acho que nada mais justo do que retribuirmos com fôlego, quem nos faz respirar todos os dias, né? #PRAYFORAMAZONIA #ACTFORAMAZONIA #nãosufoquemosopulmaodomundo !!!!!!!!!
A post shared by Fernanda Gentil (@gentilfernanda) on Aug 22, 2019 at 6:10am PDT
Camila Pitanga
Mariana Xavier
Madonna
Marina Moschen
Alinne Moraes
https://www.instagram.com/p/B1aBNVlHNVb/
Bruna Marquezine
Alice Wegmann
Drica Moraes
Grazi Massafera
Nathália Dill
Grazi Massafera
Bruna Linzmeyer
Leandra Leal
View this post on Instagram
#Repost @taisdeverdade ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ . . . ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ É redonda, gira e está em chamas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Todos já vimos e lemos que a Amazônia está ardendo em chamas e que essa escuridão repentina em São Paulo pode estar relacionada com a pior queimada na região nos últimos cinco anos. De Rondônia chegam relatos de dias seguidos sem o azul do céu no horizonte. O curioso é que ontem mesmo eu, @leandraleal, @thainaduarteoficial e @caiapitanga falávamos sobre a importância da preservação e sobre o fato de as nossas atitudes diárias afetarem o futuro do nosso planeta. Nem sei mais se podemos falar em "futuro", uma vez que já estamos testemunhando as consequências do descuido de nossas ações e políticas públicas ou falta delas. Alguns moradores de São Paulo coletaram um pouco da água da chuva de ontem, pós escuridão, com aparência barrenta e cheiro de queimado. Fico pensando ainda sobre o que pode acontecer com quem está respirando esse ar, o tanto de doenças respiratórias que podem vir em consequência disso, pra começo de conversa… E então, deixa mesmo queimar lá na Amazônia? Não vai acontecer nada sério no mundo se explorarmos desenfreadamente essas matas? Ontem tivemos um pequeno exemplo de que não é bem assim. Já passou da hora de nos importarmos e salvarmos o que ainda nos resta do amanhã. Falar sobre isso é apenas o primeiro passo.
A post shared by Leandra Leal (@leandraleal) on Aug 20, 2019 at 4:02pm PDT
Giovanna Ewbank
Ivete Sangalo
Alessandra Negrini
Tainá Muller
Patrícia Pillar
https://www.instagram.com/p/B1erFR_gOBS/
Fernanda Paes Leme
Mel Lisboa
Letícia Sabatella
Emanuelle Araújo
Daniela Mercury
View this post on Instagram
Hoje começa a semana do clima em Salvador. Vamos salvar nossa floresta amazônica. “A Semana do Clima e a voz jovem Repost @greenpeacebrasil O Brasil e os brasileiros têm um papel fundamental no enfrentamento da emergência climática: guardamos em nosso território a Amazônia, a maior floresta tropical do planeta, que age como um sistema protetor contra o aquecimento global. A floresta em pé armazena os gases que aceleram o aquecimento da Terra, fruto das ações humanas; mas quando cortada, essa quantidade gigantesca de gases é liberada de volta para a atmosfera. Diante do alerta do aquecimento global, uma voz se levanta na multidão: as crianças e os jovens do Brasil e do mundo. Eles pedem que façamos algo agora para reduzirmos os impactos que serão vividos principalmente por essa geração. Por isso, dedicamos o destaque da programação da Semana do Clima a uma das atividades, a oficina que tem como objetivo engajar mães, pais e adultos a apoiar crianças e jovens engajados e interessados em mudar o futuro climático do planeta: Oficina de Educação Climática 20 de agosto (terça-feira), das 19h às 21h Local: Biblioteca do Goethe-Institut Salvador-Bahia – Av. Sete de Setembro, 1809 – Vitória, Salvador – BA Realização: Engajamundo / Famílias pelo Clima Apoio: Goethe-Institut Salvador-Bahia e Instituto Alana #desmatamentonão #salveoplaneta #salveaflorestaamazonica #Brasil #amazonia #salvador #semanadoclimasalvador #danielamercury
A post shared by Daniela Mercury 👑 (@danielamercury) on Aug 20, 2019 at 5:24am PDT
Rafa Brites
Cláudia Abreu
Continua após a publicidade