Clique e assine Claudia a partir de R$ 5,90/mês

27 famosas que pediram socorro pelas queimadas preocupantes na Amazônia

Taís Araújo, Bruna Marquezine e Fernanda Paes Leme são três das celebridades que se manifestaram sobre os mais de 70 mil focos de fogo na Amazônia.

Por Alice Arnoldi - Atualizado em 15 jan 2020, 11h03 - Publicado em 22 ago 2019, 19h14

Na última segunda-feira (19), o assunto era apenas um nas redes sociais: o céu escurecido de São Paulo às 15h. O fenômeno inesperado ampliou um debate importantíssimo sobre o número absurdo de queimadas na Amazônia – isso porque o escurecimento tão cedo aconteceu possivelmente em decorrência delas, segundo dados do Climatempo. Frente a isso, o Instagram se tornou uma plataforma em que muitas famosas se posicionaram sobre o assunto. 

Entre elas, estão figuras como Taís Araújo, Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank, que usaram fotos e vídeos para comentar o desastre ambiental: as queimadas que têm destruído a Amazônia são as maiores dos últimos cinco anos. De acordo com o Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, desde janeiro até 19 de agosto deste ano, houve um aumento de 83% das queimadas em relação ao mesmo intervalo em 2018 e isso contabiliza 72.843 focos até o momento. 

Além dos pedidos de mais preservação e menos descaso do governo de Jair Bolsonaro, Bruna Marquezine, por exemplo, pediu para que os seguidores assinassem a petição do Greenpeace para mostrar que os brasileiros não estão de acordo com a destruição da floresta e ocorra a continuidade da lei de iniciativa popular que está em debate no Congresso Nacional desde 2015, em busca do desmatamento zero. Para participar, clique aqui.

Veja outras famosas que usaram a rede social para apoiar a causa:

Taís Araújo

View this post on Instagram

É redonda, gira e está em chamas. Todos já vimos e lemos que a Amazônia está ardendo em chamas e que essa escuridão repentina em São Paulo pode estar relacionada com a pior queimada na região nos últimos cinco anos. De Rondônia chegam relatos de dias seguidos sem o azul do céu no horizonte. O curioso é que ontem mesmo eu, @leandraleal, @thainaduarteoficial e @caiapitanga falávamos sobre a importância da preservação e sobre o fato de as nossas atitudes diárias afetarem o futuro do nosso planeta. Nem sei mais se podemos falar em "futuro", uma vez que já estamos testemunhando as consequências do descuido de nossas ações e políticas públicas ou falta delas. Alguns moradores de São Paulo coletaram um pouco da água da chuva de ontem, pós escuridão, com aparência barrenta e cheiro de queimado. Fico pensando ainda sobre o que pode acontecer com quem está respirando esse ar, o tanto de doenças respiratórias que podem vir em consequência disso, pra começo de conversa… E então, deixa mesmo queimar lá na Amazônia? Não vai acontecer nada sério no mundo se explorarmos desenfreadamente essas matas? Ontem tivemos um pequeno exemplo de que não é bem assim. Já passou da hora de nos importarmos e salvarmos o que ainda nos resta do amanhã. Falar sobre isso é apenas o primeiro passo.

A post shared by Taís Araujo (@taisdeverdade) on

Fernanda Gentil

View this post on Instagram

Não tem “plano B” pra esse planeta, porque não tem “planeta B” pra gente. Só tem esse. Pra quem acha que “a queimada é lá longe”, lembre-se que o ar é aqui perto. Está em todos os lugares. É tudo o que a gente respira. Se o MUNDO está preocupado com a nossa Amazônia, não é possível que a gente esteja tranquilo – essa conta não fecha, e pior, uma hora ela chega. Você tem tido mais alergias? Problemas de pele? Asma? Tosse? O verão aí tá muito mais quente e o inverno nem tão frio? Na verdade, tem sido cada vez mais difícil separar as estações do ano? Pois é, essa é a conta chegando em doses cavalares. A natureza não é infinita, mas pode ter muito mais fôlego se a gente cuidar dela. E acho que nada mais justo do que retribuirmos com fôlego, quem nos faz respirar todos os dias, né? #PRAYFORAMAZONIA #ACTFORAMAZONIA #nãosufoquemosopulmaodomundo !!!!!!!!!

A post shared by Fernanda Gentil (@gentilfernanda) on

Camila Pitanga

View this post on Instagram

As queimadas na Amazônia já podem ser vistas do espaço, mas ainda há tanta gente aqui no Brasil fechando os olhos pra isso. Desde o começo do ano até agora, as queimadas aumentaram 83% quando comparamos ao mesmo período do ano passado. São mais de 72 mil pontos de incêndios. É triste, revoltante e não são fake news. São dados e estudos, sem achismos, que comprovam o total descaso com o meio ambiente que estamos enfrentando. "Quanto mais vocês tiram, menos eu tenho para oferecer" É urgente ouvir o que a #ANaturezaEstáFalando @ci_brasil No stories coloquei os locais de manifestações em defesa da Amazônia que acontecerão no país.

A post shared by Camila Pitanga (@caiapitanga) on

Mariana Xavier

View this post on Instagram

💔 @osgemeos ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #prayforamazonia #sosamazonia #meioambiente

A post shared by Mariana Xavier (@marianaxavieroficial) on

Madonna

View this post on Instagram

The Fires Are Raging and The Amazonia continues to burn………This is a devastation to Brazil—to the indigenous people who live there and the-plant and animal species that make this the most important bio-diverse Forest!!! President Bolsonaro please change your policies and help not only your country but the entire planet. No economic development is more important than protecting this land. 🙏🏼 we need to WAKE -UP!! The future of the rainforest affects the future of the world! 🌎🌏🌍 #prayforamazonia #amazonrainforest #brazil #wakeup

A post shared by Madonna (@madonna) on

Marina Moschen

View this post on Instagram

#repost @midianinja ・・・ #Repost @342amazonia: A situação é grave! A Amazônia está em chamas! As queimadas no Brasil aumentaram 82% em relação ao ano de 2018 (dados do Inpe). Esta é a maior alta e também o maior número de registros em 7 anos no país. Ontem no período da tarde a fumaça cobriu o céu de algumas cidades do Sudeste como consequência das queimadas no Centro-Oeste e Norte. Unidades de Conservação e Terras Indígenas também sofrem com as queimadas: são 32 e 36, respectivamente. Enquanto isso, o governo promove o maior desmonte de políticas ambientais da história do país, enfraquecendo órgãos de fiscalização, flexibilizando leis que permitem a exploração de reservas naturais e ainda desprezando o Fundo Amazônia, com mais de 288 milhões que eram destinados pela Alemanha e Noruega para preservação da Amazônia. #342amazonia #queimadas #amazonia #PrayforAmazonia #NinjaAmbiental

A post shared by Marina Moschen (@marinamoschen) on

Alinne Moraes

https://www.instagram.com/p/B1aBNVlHNVb/

Bruna Marquezine

View this post on Instagram

Nós somos a ÚLTIMA geração que pode salvar a floresta Amazônica, o PULMÃO DO MUNDO. Assine a petição. (Link na bio) 🌎🌍🌏 Yes. THIS IS HAPPENING NOW. We are the very last generation to save the Amazon rainforest, the lungs of the world. Sign the petition. (Link in bio) @greenpeace

A post shared by Bruna Marquezine (@brunamarquezine) on

Alice Wegmann

View this post on Instagram

#SOSAMAZONIA

A post shared by Alice Wegmann (@alice.weg) on

Drica Moraes

View this post on Instagram

O país está em chamas e as consequências das queimadas nas regiões norte e centro-oeste já atingem quase todo país. As mudanças climáticas são uma realidade e a nossa maior riqueza está sendo destruída! @342amazonia

A post shared by Drica Moraes (@oficialdricamoraes) on

Grazi Massafera

View this post on Instagram

@ritawainer

A post shared by Alice Wegmann (@alice.weg) on

Nathália Dill

View this post on Instagram

O país está em chamas e as consequências das queimadas nas regiões norte e centro-oeste já atingem quase todo país. As mudanças climáticas são uma realidade e a nossa maior riqueza está sendo destruída! Hoje a tag #prayforamazon ficou nos TTs o dia inteiro, vamos ajudar a empurrar essa onda. @342amazonia #prayforamazonas #prayforamazon Ps: essa foto do macaco foi tirada na Índia em 2017, mas retrata o sofrimento de todos nós!

A post shared by Nathalia Dill (@nathaliadill) on

Grazi Massafera

View this post on Instagram

Na minha humilde opinião, o melhor texto sobre a nossa tragédia veio de Portugal. @pefabiodemelo _ #Repost @marizaoficial Peço perdão ao meu filho e aos vossos. A todas as gerações futuras por tamanha ignorância e ganância de alguns seres humanos. Mil perdões.

A post shared by Grazi Massafera (@massafera) on

Bruna Linzmeyer

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

A post shared by b r u n a l i n z m e y e r (@brunalinzmeyer) on

Leandra Leal

View this post on Instagram

#Repost @taisdeverdade ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ . . . ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ É redonda, gira e está em chamas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Todos já vimos e lemos que a Amazônia está ardendo em chamas e que essa escuridão repentina em São Paulo pode estar relacionada com a pior queimada na região nos últimos cinco anos. De Rondônia chegam relatos de dias seguidos sem o azul do céu no horizonte. O curioso é que ontem mesmo eu, @leandraleal, @thainaduarteoficial e @caiapitanga falávamos sobre a importância da preservação e sobre o fato de as nossas atitudes diárias afetarem o futuro do nosso planeta. Nem sei mais se podemos falar em "futuro", uma vez que já estamos testemunhando as consequências do descuido de nossas ações e políticas públicas ou falta delas. Alguns moradores de São Paulo coletaram um pouco da água da chuva de ontem, pós escuridão, com aparência barrenta e cheiro de queimado. Fico pensando ainda sobre o que pode acontecer com quem está respirando esse ar, o tanto de doenças respiratórias que podem vir em consequência disso, pra começo de conversa… E então, deixa mesmo queimar lá na Amazônia? Não vai acontecer nada sério no mundo se explorarmos desenfreadamente essas matas? Ontem tivemos um pequeno exemplo de que não é bem assim. Já passou da hora de nos importarmos e salvarmos o que ainda nos resta do amanhã. Falar sobre isso é apenas o primeiro passo.

A post shared by Leandra Leal (@leandraleal) on

Giovanna Ewbank

View this post on Instagram

Diante das notícias sobre as queimadas e desmatamento da Amazônia, eu apenas não consigo acreditar no que está acontecendo! Que tristeza profunda…O ser humano está arruinando o seu próprio lar, destruindo outras espécies e não consegue entender que tudo isso destrói a nós mesmos??? Somos um todo, fazemos parte da NATUREZA, NÓS SOMOS A NATUREZA! O nosso maior desafio nos dias de hoje, é salvar o planeta da destruição. E isso exige mudanças no relacionamento dos seres humanos com a natureza! Não podemos destruir oq nos resta…precisamos cuidar e plantar vidas na terra antes que a Terra não tenha vida que plante! Dinheiro não compra nosso ar, dinheiro nao compra vida! VAMOS ACORDAR!!! 😢

A post shared by Giovanna Ewbank (@gioewbank) on

Ivete Sangalo

View this post on Instagram

Em 2019 a temporada de fogo na Amazônia começou registrando recordes. Esse aumento tem relação direta com desmatamento na região, que ameaça a maior floresta tropical do mundo e tb a tudo e todos que sobrevivem dela. A floresta é muito importante não só para o nosso país, mas para o mundo inteiro. É possível desenvolver e crescer de forma sustentável. #equilibrio #cuidemosdonossoplaneta #amazonia

A post shared by Veveta (@ivetesangalo) on

Alessandra Negrini

View this post on Instagram

A Amazônia está queimando. Quem se importa? Vc se importa? Isso te diz respeito? Nem sei o que falar de tão triste que fico. foto via @mathnachtergaele #amazonia #desmatamento #prayforamazonia #prayforamazon

A post shared by Alessandra Negrini (@alessandranegrini) on

Tainá Muller

View this post on Instagram

Quando nossos piores pesadelos viram realidade. O país está em chamas e as consequências das queimadas nas regiões norte e centro-oeste já atingem quase todo país. As mudanças climáticas são uma realidade e a nossa maior riqueza está sendo destruída! Se o governo terraplanista que não acredita em aquecimento global não liga pra essa hecatombe em curso, nós precisamos nos mobilizar pra que outros países do mundo não desistam da nossa Amazonia e façam algo urgentemente pelo futuro da vida na Terra. #PrayForAmazon #342amazonia

A post shared by Tainá Müller (@tainamuller) on

Patrícia Pillar

https://www.instagram.com/p/B1erFR_gOBS/

Fernanda Paes Leme

View this post on Instagram

Eu temo por mim, por você, por todos os animais e florestas. O que está acontecendo no Norte do Brasil, no interior de Minas, no céu de SP, não é um problema apenas de quem vive em cada uma dessas regiões… É nosso. As consequências dos crimes que estão sendo legalizados nesse país ainda serão sentidas por muitas gerações. Que Deus no proteja!!! Que a mãe natureza nos perdoe! 🙏🏻💔

A post shared by Fernanda Paes Leme (@fepaesleme) on

Mel Lisboa

View this post on Instagram

O dia virou noite em São Paulo para alertar o Brasil e o mundo: estamos QUEIMANDO e continuaremos queimando até o total sufocamento, se nada for feito para deter esse DESgoverno. Vergonha desse presidente irresponsável, inescrupuloso, vergonha dos que votaram nele, vergonha dos que ainda o apoiam. #ForaBolsonaro #SOSAmazônia #EleNão

A post shared by Mel Lisboa (AKA Honey Lisbon) (@mellisboa) on

Letícia Sabatella

View this post on Instagram

O mundo todo sofrerá. Uma pessoa enlouquece e brinca com fogo na ponte Rio Niterói. Uma alquimia sombria se manifesta. Amazônia são milhares de centenas de vidas atingidas diretamente. O mundo todo sofrerá as consequências. #342amazonia .

A post shared by Leticia Sabatella (@leticia_sabatella) on

View this post on Instagram

Era uma vez um país verde e amarelo com o vermelho correndo em suas veias nutrindo a vida. O cinza de hoje fataliza o nosso futuro. A saudade sem volta, a dor extrema, a indiferença nos adoece. Mais Amor. Amor não só por Jesus na Cruz da igreja, mas pelo Deus da Vida, da compaixão , da responsabilidade com todos os seres . Precisaremos de muita força pra aguentar, que a usemos para lutar e curar esta barbárie.#342amazonia

A post shared by Leticia Sabatella (@leticia_sabatella) on

View this post on Instagram

Ele foge às cegas, sem ter como se defender. Foto de #araquemalcantara .

A post shared by Leticia Sabatella (@leticia_sabatella) on

Emanuelle Araújo

View this post on Instagram

@osgemeos . Gostaria que a arte fosse outra. #BorapraRua #prayforamazonia

A post shared by Emanuelle Araujo (@emanuellearaujo) on

Daniela Mercury

View this post on Instagram

Hoje começa a semana do clima em Salvador. Vamos salvar nossa floresta amazônica. “A Semana do Clima e a voz jovem Repost @greenpeacebrasil O Brasil e os brasileiros têm um papel fundamental no enfrentamento da emergência climática: guardamos em nosso território a Amazônia, a maior floresta tropical do planeta, que age como um sistema protetor contra o aquecimento global. A floresta em pé armazena os gases que aceleram o aquecimento da Terra, fruto das ações humanas; mas quando cortada, essa quantidade gigantesca de gases é liberada de volta para a atmosfera. Diante do alerta do aquecimento global, uma voz se levanta na multidão: as crianças e os jovens do Brasil e do mundo. Eles pedem que façamos algo agora para reduzirmos os impactos que serão vividos principalmente por essa geração. Por isso, dedicamos o destaque da programação da Semana do Clima a uma das atividades, a oficina que tem como objetivo engajar mães, pais e adultos a apoiar crianças e jovens engajados e interessados em mudar o futuro climático do planeta: Oficina de Educação Climática 20 de agosto (terça-feira), das 19h às 21h Local: Biblioteca do Goethe-Institut Salvador-Bahia – Av. Sete de Setembro, 1809 – Vitória, Salvador – BA Realização: Engajamundo / Famílias pelo Clima Apoio: Goethe-Institut Salvador-Bahia e Instituto Alana #desmatamentonão #salveoplaneta #salveaflorestaamazonica #Brasil #amazonia #salvador #semanadoclimasalvador #danielamercury

A post shared by Daniela Mercury 👑 (@danielamercury) on

Rafa Brites

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

A post shared by Rafa Brites (@rafabrites) on

Cláudia Abreu

View this post on Instagram

Amazônia em chamas! Horror em estado bruto. Temos que pedir ajuda fora do país, porque aqui dentro somos governados por loucos que nada vêem. Ou fingem não ver.

A post shared by Cláudia Abreu (@claudiaabreu_atriz) on

Continua após a publicidade
Publicidade