Clique e assine Claudia a partir de R$ 5,90/mês

25 anos de Domingão do Faustão: “Quem sabe faz ao vivo!”

Fausto Silva celebra 25 anos à frente do Domingão do Faustão e avisa que não pensa em se aposentar tão cedo.

Por Redação M de Mulher - Atualizado em 15 jan 2020, 06h13 - Publicado em 30 mar 2014, 21h00

Fausto Silva no prêmio Os Melhores do Ano
Foto: TV Globo/Divulgação

Nada de descanso! Completando 25 anos no ar com o Domingão do Faustão, Fausto Silva não pretende encerrar a trajetória de sucesso de seu programa tão cedo. Aos 63 anos, o apresentador global garante que não faz parte dos seus planos se aposentar da TV. Pelo contrário, ele está cheio de energia para continuar à frente da atração. “Acho gozado que todo mundo que planeja demais para o futuro se esquece de viver o agora. Estou pensando no meu próximo domingo, em fazer um programa diferente. A não ser que a Globo queira me aposentar, mas, aí, procuro outro lugar para trabalhar”, dispara o comunicador.

Colocar um programa inédito no ar a cada domingo, desde 1989, não é uma tarefa fácil. E Fausto faz questão de enfatizar que a dificuldade é ainda maior por se tratar de um show de variedades. Ele compara a sua atração a um supermercado, que precisa ter produtos para cativar clientes de todas as idades, estilos e sexos. De acordo com o apresentador, o sucesso do programa se deve ao fato de ele estar sempre em uma constante renovação, acompanhando as principais transformações da sociedade e do país. “Insatisfação permanente e inovação constante é o nosso lema. Se não for assim, você não consegue ficar tanto tempo no ar”, explica Fausto.

Dono de uma longa caminhada até ser contratado pela Rede Globo, ele teve sua primeira experiência profissional como locutor de rádio, em 1964. Na década seguinte, destacou-se como repórter esportivo. A transição para a TV aconteceu em meados dos anos 1980. Foi com o programa Perdidos na Noite, exibido inicialmente na TV Record e posteriormente na Band, que Fausto conquistou a atenção da crítica e do público. Dali em diante, foi um pulo para assinar contrato com a Globo. E no dia 26 de março de 1989, em plena Páscoa, entrou no ar o primeiro Domingão do Faustão. Apesar da data especial, Fausto mantém os pés no chão. “Se ficar pensando só no passado, você não faz o que tem que fazer”, reflete. Bem-humorado, o apresentador recebeu a MINHA NOVELA nos bastidores de sua atração e fez um balanço sobre os 25 anos do programa.

Como você avalia os 25 anos à frente do Domingão do Faustão?
Os 25 anos é para a gente comemorar dois minutos e seguir em frente, pensando já nos próximos programas. Essa marca é legal, mas, se você ficar pensando só no passado, não faz o que tem que fazer. Uma das razões para o programa ter resistido é o fato de ele ter se renovado durante todo esse tempo. Tivemos poucos desvios. São quase 1500 programas. Acho que a gente acertou muito mais do que errou. Insatisfação permanente e inovação constante é o nosso lema. Se não for assim, você não consegue ficar tanto tempo no ar.
25 anos de Domingão do Faustão: "Quem sabe faz ao vivo!"

Fausto no início do Domingão
Foto: TV Globo/Divulgação

E qual é o principal desafio?
Nesses 25 anos, a gente já anunciou mais de 3 mil livros. Sei que todo programa de auditório é parecido, mas, quando a gente faz isso, incentivamos a leitura. Foram mais de 300 mil videocassetadas, mais de 100 atrações internacionais. A gente tenta fazer atração para criança, para jovem, idoso… Esse é o desafio. O importante é ver o que os outros estão fazendo e tentar fazer diferente. Quando a gente perde esse tesão, aí não adianta mais. É porque você não quer mais fazer nada. 
 
Qual é a principal mudança desde o início da atração até os dias de hoje?
Antigamente se concorria com apenas três, quatro canais abertos. Hoje, temos a internet, os shoppings, uma infinidade de programas. Olha que loucura! Quando comecei, não tinha controle remoto, celular, internet, TV a cabo… Os shoppings não abriam aos domingos. É muita mudança de comportamento. É preciso estar atento para ir mudando também.
 
Quais são as novidades do programa para os próximos meses?
Nosso ano é de janeiro a janeiro. São 52 domingos por ano. Esse não é o tipo de programa que você diz que a partir de certo mês terá algo novo. Isso é sempre. Tem a mudança de cenário, um quadro para mostrar o artista completo, ou seja, cantando, dançando e atuando. Teremos o Dança dos Famosos. E tem quadros que compramos do exterior, mas precisamos adaptar para o jeito brasileiro.
 
Foi noticiado que você pretendia se aposentar em 2017. É verdade?
Quem disse isso deve estar louco. Não tenho esse plano. O meu é pagar as contas, o cartão de crédito, os carnês… Quando você tem filho pequeno, não dá para fazer isso. Acho gozado que todo mundo que planeja demais para o futuro esquece o agora. Estou pensando no próximo domingo. A não ser que a Globo queira me aposentar, mas, aí, procuro outro lugar. Vou lá para a TV Rodoviária animar, aliás, do jeito que a rodoviária está cheia de gente, não seria ruim (risos). Faria o Se Vira nos 30 para distrair o pessoal e eles não reclamarem do atraso. 
 
Muitas coisas  da vida dos famosos aconteceram no palco do Domingão. Em 1997, por exemplo, Xuxa e Luciano Szafir escolheram a atração para anunciar a gravidez de Sasha.      
25 anos de Domingão do Faustão: "Quem sabe faz ao vivo!"

Xuxa, feliz da vida, anuncia a gravidez da filha Sasha
Foto: TV Globo/Divulgação

Com o passar dos anos, alguns do assistentes de Fausto se tornaram personagens importantes do programa. Russo e o câmera Renato Laranjeira  ficaram famosos por suas brincadeiras.

25 anos de Domingão do Faustão: "Quem sabe faz ao vivo!"

Com o assistente de Palco Russo e Renato Laranjeiras
Foto: TV Globo/Divulgação

CURIOSIDADES

– A primeira atração musical do Domingão do Faustão foi Xuxa acompanhada das Paquitas. A Rainha dos Baixinhos estava lançando sua nova música, Arco-Íris.
 
– Os cantores Leonardo e Latino foram os que mais se apresentaram no programa. Já Claudia Raia foi a atriz que mais participou da atração. 
 
– O primeiro Caminhão do Faustão foi apresentado pela atriz Yoná Magalhães. 
 
– Fausto estreou na Globo com o Camarote do Faustão, no Carnaval de 1989, em que entrevistava as celebridades. Só depois é que seu atual programa entrou no ar. 
 
– O apresentador fez um filme, O Inspetor Faustão e o Mallandro, em 1991, no qual dividia a cena com Sérgio Mallandro. 
 
– No dia 18 de maio de 2008, o Domingão do Faustão comemorou sua milésima edição.    
Continua após a publicidade
Publicidade