15 cenas de ‘Liberdade, Liberdade’ que nos tiraram o fôlego
A apenas algumas horas das emoções finais, relembre alguns dos momentos mais importantes do folhetim!
Desde o início, Liberdade, Liberdade já prometia ser uma novela de sucesso. Com uma superprodução, a trama histórica retratou época da Conjuração Mineira, trouxe um elenco estrelado, cenas marcantes e uma boa mistura entre realidade e ficção.
Nesta quinta-feira (4), o folhetim chega ao fim e o capítulo de encerramento promete ser bastante agitado. Por isso, que tal relembrar algumas das cenas mais icônicas da trama, aquelas que realmente nos tiraram o fôlego nos últimos meses?
1. Quando Rubião foi torturado
Logo no primeiro capítulo, Rubião (Mateus Solano) ficou nu e foi amarrado pelos guardas, que buscavam uma confissão sobre quem eram os traidores da coroa portuguesa. O delator, claro, sugeriu o nome de Tiradentes (Thiago Lacerda).
2. Quando Tiradentes foi enforcado
Depois de ser traído por Rubião (Mateus Solano), Tiradentes (Thiago Lacerda) foi torturado e enforcado na frente de todos, em praça pública. A pequena Joaquina (Mel Maia), inclusive, assistiu a tudo de perto. Tadinha!
3. Quando Antônia foi morta por Rubião
Como se dedurar Tiradentes (Thiago Lacerda) não fosse o bastante, Rubião (Mateus Solano) ainda tirou a vida de Antônia (Letícia Sabatella), esposa do “amigo” e mãe de Joaquina (Mel Maia).
4. Quando André e Tolentino se entregaram ao amor
Sem dúvidas, foi uma das passagens mais esperadas do folhetim! Já na segunda fase da novela, de uma forma romântica, delicada e poética, André (Caio Blat) e Tolentino (Ricardo Pereira) protagonizaram a primeira cena de sexo entre homens da TV brasileira – e a internet foi à loucura, né?
5. Quando Terenciano foi morto por Dionísia
Apavorada com as agressões e ameaças de Terenciano (Jackson Antunes), a nobre Dionísia (Maitê Proença) decidiu se livrar, de uma vez por todas, do marido. Com a ajuda dos escravos, ela conseguiu emparedá-lo até a morte.
6. Quando Raposo foi morto por Rubião
Suspeitando do caráter de Rubião (Mateus Solano), Raposo (Dalton Vigh) foi até a casa do Intendente e acabou descobrindo que foi ele quem roubou o seu ouro. Ao ser flagrado pelo traidor, o pai de Rosa/Joaquina (Andreia Horta) foi assassinado pelas costas. “Vou matá-lo e me casar com sua filha. Toda a sua fortuna, assim como sua filha Rosa, serão minhas”, garantiu o vilão, segundos antes do tiro fatal.
7. Quando Branca e Xavier se casaram
Depois de saber da “gravidez” de Branca (Nathalia Dill), o revolucionário Xavier (Bruno Ferrari) se afastou do romance com Rosa/Joaquina (Andreia Horta) e se concentrou no compromisso que tinha, desde a infância, com sua noiva. No altar, os amantes trocaram alguns olhares e o rapaz até hesitou no momento de dizer o esperado “sim”.
8. Quando Rosa/Joaquina libertou os escravos de sua família
Rosa/Joaquina (Andreia Horta) tem mesmo a quem puxar! Em um ato pioneiro, a filha de Tiradentes (Thiago Lacerda) decidiu libertar todos os escravos que pertenciam aos Raposo.
9. Quando Tolentino desistiu de matar Virgínia
A pedido do Intendente de Vila Rica, Tolentino (Ricardo Pereira) tentou se livrar de Virgínia (Lilia Cabral), que acabou revelando ao coronel que era mãe de Rubião (Mateus Solano). Amedrontado com a ideia de ajudar um matricida, ele desistiu de cumprir a missão e ainda salvou a vida da cafetina, que levou um tiro por acidente.
10. Quando Rosa/Joaquina e Rubião se casaram
E neste casamento teve de tudo, viu? Duque de Ega (Gabriel Braga Nunes) e Alexandra (Juliana Carneiro da Cunha) colocam em prática o plano macabro para matar o Príncipe Regente Dom João (Beto Vandesteen); Branca (Nathalia Dill) acabou morrendo, literalmente, com o próprio veneno; e Xavier (Bruno Ferrari) ainda apareceu querendo fugir com a noiva!
11. Quando Rubião descobriu a identidade de Rosa/Joaquina
É claro que ele ficou furioso! Depois de se lembrar que assassinou os verdadeiros pais da esposa, Rubião (Mateus Solano) agrediu Rosa/Joaquina (Andreia Horta) e ainda queimou a única lembrança deixada por seu verdadeiro pai: o livro de Tiradentes (Thiago Lacerda).
12. Quando Rosa/Joaquina ficou sabendo que Rubião assassinou Raposo
Depois de ser humilhada por Rubião (Mateus Solano), Anita (Joana Solnado) resolveu revelar a verdade sobre a morte de Raposo (Dalton Vigh) a Rosa/Joaquina (Andreia Horta). “Esse lenço estava com Dom Raposo quando ele morreu… Aqui, nesta casa”, contou.
13. Quando Rosa/Joaquina fugiu da casa de Rubião
Rubião (Mateus Solano) decidiu manter Rosa/Joaquina (Andreia Horta) presa em casa depois que flagrou a esposa tentando ajudar Xavier (Bruno Ferrari) a fugir da cadeia. Depois de muito sofrer nas mãos do marido, a prisioneira, enfim, conseguiu escapar do vilão.
14. Quando Rosa/Joaquina, Virgínia e Mão de Luva invadiram Vila Rica
Com intensa troca de tiros e explosões, o grupo tentava chegar à praça principal, a mesma em que Xavier (Bruno Ferrari) e André (Caio Blat) seriam enfocardos.
15. Quando André foi enforcado
“Se algum crime eu cometi, foi ter amado”, foram as últimas palavras de André (Caio Blat) para o seu grande amor, Tolentino (Ricardo Pereira). Em uma cena emocionante, Xavier (Bruno Ferrari) ainda tentou salvar, em vão, o irmão da amada. No entanto, o jovem Raposo não resistiu e acabou enforcado.