8 dicas de ouro para cuidar do seu jardim de suculentas
Mesmo que não precisem de muitos cuidados, devemos sempre prestar atenção nas necessidades básicas de plantas como cactos e suculentas.
A maioria de nós temos a mania de achar que se uma plantinha não precisa de muitos cuidados, podemos deixá-la de lado, como acontece regularmente com os cactos e as suculentas. Mas não é bem assim, se esquecermos de regar, colocá-las em no parapeito da janela pelo menos uma vez por semana para tomar sol, elas eventualmente vão morrer. E é por esta razão que reunimos 8 dicas de ouro para você cuidar do seu mini-jardim de suculentas, confira:
1. Essa dica é a mais importante caso você esteja pensando em montar um jardim com essas belezinhas: suculentas da família roxa ou laranja preferem ambientes externos. Aquelas que pertencerem à família verde se dão melhor quando são criadas dentro de casa.
2. Na hora de preencher o vaso com terra, prefira um solo com uma boa taxa de drenagem, ou um mix de compostos indicado para cactos que possua areia para melhorar a drenagem. Deixe o solo secar completamente entre os dias de rega.
2. Arranque qualquer folhinha seca – ou que esteja morrendo – da sua suculenta para que ela possa crescer sempre bonita e saudável.
3. Regue regularmente com um regador e preste atenção em quanto tempo o solo demora para secar completamente, sempre atenta às condições do ambiente como incidência dos raios solares, frequência de chuvas, caso fique na área externa, entre outras.
5. Geralmente o tempo de rega varia de 10 a 14 dias.
6. Nunca deixe suas suculentas em contato direto com a luz do Sol, deixe sempre ela no meio termo para que ela não seque rapidamente pela intensidade dos raios.
7. Troque o solo pelo menos uma vez por ano e substitua o vaso por um maior para ajudar no crescimento das plantas.
8. O tempo mais propício para o crescimento das suculentas varia da primavera ao outono, e neste tempo elas precisarão de muita água. Aproveite para trocar o solo neste intervalo porque também ajudará na quantidade de nutrientes necessária para o seu desenvolvimento. Você pode deixar de se preocupar tanto com elas no inverno, mas não se esqueça de regá-las regularmente. Se não, já sabe, né?