PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Campanha promove igualdade de gênero na infância

O #DesafiodaIgualdade é um projeto da ONG Plan International Brasil, que ajuda a buscar soluções para diminuir as desigualdades entre meninos e meninas.

Por Gabriela Kimura
Atualizado em 21 jan 2020, 01h44 - Publicado em 22 nov 2016, 16h46
 (Plan International Brasil/Divulgação)
Continua após publicidade

Desde o começo de 2016, a organização não-governamental inglesa Plan International criou o projeto Por Ser Menina, que discute a desigualdade de gênero, principalmente entre crianças.

Em pesquisa inédita divulgada pela ONG, os dados revelam que o percentual de tarefas domésticas atribuídas aos meninos e às meninas são bastante diferentes. Para 84,1% delas é delegada a função de arrumar a cama, contra 11,6% deles, bem como lavar a louça (76,8%), limpar a casa (65,6%) e cozinhar (41%).

Ainda assim, ambos os gêneros entendem que não existem brincadeiras “apenas de meninas ou de meninos” – a prova de que a educação, desde a primeira infância, é o caminho para criar cidadãos que busquem desconstruir o sistema patriarcal no qual vivemos.

Hoje (22), a Plan lança o Desafio da Igualdade, com campanhas, ações e materiais de apoio para inserir a educação de gênero nas escolas do país todo.

Continua após a publicidade

No site deles, é possível encontrar todas as informações sobre os planos e como contribuir. E a ONU Mulheres também criou o programa “Escola Sem Machismo”, que disponibiliza materiais de seis planos de aula para abordar o tema em classe e discutir com os alunos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.