Vídeo mostra que mulher é assediada a cada 6 minutos em NY
Jovens que se cansaram de receber comentários machistas mascarados como "elogios" gravaram um vídeo para denunciar a violência contra mulher.
Uma câmera escondida filmou uma mulher enquanto caminhava silenciosamente pelas ruas de Nova York. Vestindo uma roupa básica (calça jeans e camiseta preta) ela recebeu mais de 100 cantadas durante dez horas de gravação. Isso sem contar os olhares e assovios invasivos.
O vídeo, que tem mais de oito milhões de visualizações, foi produzido pelo “Hollaback”, um coletivo de mulheres engajadas que se reuniram a fim de desenvolver um projeto que expõe o machismo pelas ruas do mundo todo. Para participar, você também pode enviar um material contando alguma situação em que se sentiu ofendida. O objetivo é denunciar a violência contra a mulher e a comunidade LGBT.
No Brasil, o assunto já foi discutido. A campanha “Chega de Fiu Fiu“, organizada pelo blog neofeminista Think Olga, alimenta um site contra o assédio sexual em espaços público, além de mapear os lugares mais incômodos e até perigosos para mulheres brasileiras.
Assista ao vídeo do Hollaback:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=b1XGPvbWn0A%5D