PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A nova campanha da calcinha menstrual é com um modelo trans – e faz todo sentido

A marca nova-iorquina Thinx lançou um novo movimento sobre quebrar tabus em relação a menstruação e lembrar que pessoas (não apenas mulheres) passam por isso.

Por Gabriela Kimura
Atualizado em 12 abr 2024, 10h30 - Publicado em 18 Maio 2016, 06h24
Reprodução/Thinx (/)
Continua após publicidade

Pode parecer estranho que, em 2016, falar sobre menstruação ainda seja um tabu. Ainda incomode tanta gente, cause nojo, estranhamento e até exclusão social. Parece surreal que mulheres menstruem, usem absorventes, coletores menstruais ou as calcinhas Thinx, que são absorventes. Na verdade, o mais surreal de tudo é entender que pessoas menstruam.

Pensando nisso, a marca nova-iorquina de calcinhas absorventes Thinx lançou uma campanha entitulada “Pessoas menstruam” e quem ilustra as fotos é o modelo trans Sawyer Devuyst. A proposta é falar sobre todas as pessoas que tem um ciclo menstrual – e como isso impacta na vida delas.

Em novembro de 2015, a Thinx começou a comercializar um novo modelo de calcinha, no estilo shortinho/box, em comemoração da Semana da Visibilidade Transgênera nos Estados Unidos. E conversou com o modelo para entender o drama de não ter ninguém falando sobre homens que menstruam.

Continua após a publicidade

A tomada de consciência de seu gênero começou aos 23 anos, mas somente aos 28 entraram os hormônios e há mais ou menos cinco anos que Sawyer se identifica com o gênero masculino, mas ainda menstrua. “Não sinto como se estivesse no corpo errado. Eu acho que estou na sociedade errada, porque se você não é ou homem ou mulher, então ninguém sabe o que fazer com você.

Nos dias do ciclo, Sawyer conta que usava várias calcinhas e um shorts por cima para garantir que ninguém pudesse perceber o que estava acontecendo. Por quê? Ninguém está acostumado a ver homens comprando absorventes sozinhos – e com certeza ninguém quer passar por esse momento de estranheza e julgamento. Além de ter que “dar um jeito” para jogar fora e todo o resto do constrangimento menstrual no banheiro masculino.

Reprodução
Reprodução ()

Continua após a publicidade

Lingerie (e o cara da lojinha que está seriamente julgando minha escolha de lanche da meia-noite) à prova de menstruação

“As pessoas não falam sobre homens que menstruam e, até mesmo na minha cabeça, isso é uma coisa que não deveria acontecer comigo. Porque é uma característica feminina, que ‘tira’ a masculinidade”, conta o modelo. O lado bom é que qualquer pessoa pode adquirir a calcinha sem ter que ver a cara de julgamento de ninguém! Apesar de ser americana, é possível comprar os produtos pelo site da marca e eles entregam no Brasil. Os preços variam de US$ 29 a US$ 38*, aproximadamente R$ 150.

*Preços pesquisados em maio/2016

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.