Vitamina D contra a gordura
Não consegue emagrecer e vive cansada? Talvez esteja faltando no seu organismo uma substância valiosa...
Saladas ricas como a desta foto, com ovo cozido,
são boas fontes de vitamina D
Foto: Dreamstime
Já se sabe que a vitamina D é útil para os ossos. Mas uma pesquisa americana recente mostrou que
ela também ajuda a emagrecer. De cada dez obesos, oito têm deficiência dessa substância. Isso ocorre porque o organismo guarda vitamina D no tecido adiposo (gordura).
Como as pessoas com problemas de peso queimam pouca gordura, liberam pouco dessa vitamina para o resto do organismo. A falta de vitamina D provoca dores no corpo e cansaço. Sem ela, o âncreas joga muita insulina no sangue, e esse hormônio aumenta os estoques de gordura. Mas como mudar isso?
Exponha o corpo ao sol, todos os dias, por 15 minutos, sem protetor, antes das 10h ou após as 16h. O sol ajuda as células da pele a produzir a vitamina. E mais: coma alimentos que são fontes da substância (veja quadro) e pratique uma atividade física, nem que seja uma simples caminhada.
Estes alimentos são valiosos
A vitamina D é encontrada em alguns alimentos de origem animal e em produtos industrializados que são enriquecidos com a substância, como leite e derivados, cereais e biscoitos. Conheça abaixo as principais fontes de vitamina D e inclua esses itens na sua alimentação.
PEIXES GORDOS
Anchova, arenque, atum, cavala, cherne, enguia, espadarte, lampreia, moréia, salmão, sarda e sardinha.
GEMA DE OVO
Valem os ovos de galinha, codorna, pata etc.
FÍGADO
É uma importante fonte de vitamina D. Mas não é aconselhável comê-lo sempre, porque o fígado, no corpo do animal, é o órgão que metaboliza toxinas, medicamentos e hormônios.
ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU
À venda na forma de cápsulas. É importante verificar a qualidade do produto antes de tomar.