Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Suco de melancia é diurético, antioxidante e ajuda a emagrecer

"A bebida tira o inchaço, dá saciedade e melhora o funcionamento do intestino. Fiquei magrinha!", conta Marcelle Leite

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 16 jan 2020, 13h05 - Publicado em 7 jun 2012, 21h00
Eliane Domaneschi - Dona da história: Marcelle Leite, 26 anos, fisioterapeuta, Caruaru, PE (/)
Continua após publicidade
Suco de melancia é diurético, antioxidante e ajuda a emagrecer

Marcelle Leite mede 1,72 m e foi dos 115 kg para os 65 kg
Foto: Ronald Luv / Arquivo pessoal

“Marcelle, qual é o melhor rodízio de pizza para ir hoje à noite?” Antes de saírem para comer, meus amigos sempre me ligavam. Mas não era para me convidar, não! Eles queriam consultar a extensa lista de restaurantes e deliveries que eu guardava com carinho no celular. Eu era uma espécie de guia de gastronomia da turma. Minha agenda só tinha telefones e endereços de lugares onde eu pudesse me empanturrar de massas, carnes ou sushis a qualquer hora do dia ou da noite. E esse descontrole se refletia na fatura do meu cartão de crédito, repleta de gastos com almoços e jantares, que chegavam a R$ 600 por mês. Para piorar, os pacientes da minha clínica de fisioterapia me davam bolos, pastéis, coxinhas… Resultado: aos 25 anos, eu já pesava 115 kg! E não parava de comer. Até que um dia, ao voltar de um rodízio de pizza, minha pressão subiu e o coração disparou. Passei muito mal. Entendi isso como um grito por socorro da minha saúde. E decidi atendê-lo.

Me arrastei atrás do trio elétrico com bermudão 60

A obesidade não era novidade para mim. Com 15 anos, eu já pesava 80 kg. Meus pais diziam: “Marcelle, você está gorda”. Mas eu não ligava. Comer era um vício que me confortava. E essa compulsão por comida só foi aumentando ao longo dos anos. No auge do sobrepeso, colocava três travesseiros debaixo da cabeça para dormir sem me sentir sufocada. Na clínica, se o paciente exigisse muito contato físico, eu acabava a consulta exausta, com dor nos pés e joelhos.

Continua após a publicidade

Meus 115 kg estavam tornando minha vida insuportável. Em 2011, fechei um pacote para realizar o sonho de passar o Carnaval em Salvador. Mas foi um mico atrás do outro… Tive que cortar meu abadá dos dois lados para conseguir entrar nele, fui para a folia de bermudão tamanho 60 e não tinha energia para acompanhar os trios elétricos. Atravessei o circuito me arrastando como uma idosa. Não pulei, não dancei e não paquerei. Tirei 200 fotos e não tive coragem de mostrar nenhuma para ninguém.

De volta à minha cidade, em abril de 2011, entrei num rodízio e comi oito pedaços de pizza. Cheguei em casa passando mal. Vomitei, minha pressão subiu, o coração acelerou e senti o lado esquerdo do meu corpo adormecer. Fui atendida às pressas com uma crise hipertensiva. Naquele dia, tudo mudou. Decidi que queria ser uma mulher diferente: saudável, magra e bonita. No dia seguinte, acordei e fui direto para o consultório da nutricionista.

A médica me passou um cardápio de reeducação alimentar. Cortei massas, frituras, doces e refrigerantes. Vegetais, cereais e frutas chegaram para ficar. Levava os lanches da manhã e da tarde para o trabalho. Percebi que podia manter a dieta mesmo comendo fora. Era só mudar minhas escolhas. Por ter vergonha de ir à academia, comecei a caminhar uma hora todo dia.

Suco de melancia é diurético, antioxidante e ajuda a emagrecer
Continua após a publicidade

Marcelle ficou linda e saiu na capa da revista SOU MAIS EU!
Foto: Reprodução revista SOU MAIS EU!

Parei de gastar com comida e investi em roupas e maquiagem

Na primeira semana – sucesso! – perdi 4 kg. Quando sentia vontade de comer doce, fazia gelatina. Outro grande parceiro da minha dieta foi o suco de melancia, que eu tomava todos os dias no almoço. A fruta me dava saciedade e me desinchava. Dois meses depois, com 95 kg, entrei na academia. Sempre fazendo esteira, sequei mais 25 kg. Chamei a atenção de todo mundo. As pessoas me perguntavam o que eu estava fazendo para perder peso.

Minha postura mudou. E a fatura do cartão de crédito também! Meus gastos passaram a ser com roupas novas, maquiagem e sapatos. Finalmente abandonei a sapatilha e subi no salto! No dia 7 de abril deste ano, após um ano de dieta e pesando 65 kg, postei uma foto de antes e depois no Facebook para coroar minha conquista. Choveram comentários e elogios. Conquistei muitos fãs e virei inspiração para muita gente!

Continua após a publicidade

Estou curtindo cada minutinho dessa vitória. Na clínica, virei referência de saúde. Me sinto pronta para viver uma juventude que não tive dos 15 aos 25 anos. Meu sonho é voltar ao Carnaval de Salvador e me esbaldar, linda, magra e cheia de energia!

Melancia é boa para a saúde e ajuda a emagrecer
Foto: Getty Images

Melancia é diurética, antioxidante, dá saciedade e tem poucas calorias

Continua após a publicidade

A melancia pode contribuir, e muito, para o processo de emagrecimento. Mas a nutricionista Raquel Pimentel ressalta: “Para que qualquer alimento tenha efeito funcional, é preciso consumi-lo com regularidade”. Confira a seguir as propriedades da fruta:

Tem pouquíssimas calorias: Cada 100 g de melancia contém cerca de 25 calorias. “Além disso, seu sabor adocicado é capaz de reduzir a vontade de consumir doces”, diz a nutricionista Vanderlí Marchiori.

É diurética: Por ser rica em potássio, a melancia tem efeito diurético, ou seja, estimula a produção de urina. Segundo a nutricionista Raquel Pimentel, “isso previne o cálculo renal, ajuda a desinchar e é bom para combater excessos alimentares, pois as toxinas são eliminadas na urina”.

É antioxidante: A fruta é rica em licopeno, substância antioxidante que reduz a pressão alta e previne doenças cardiovasculares. “Estudos recentes entendem a obesidade como uma doença inflamatória. Nesse caso, a melancia é perfeita para combater o sobrepeso, pois o licopeno, além de antioxidante, evita inflamações”, afirma Raquel Pimentel.

Dá saciedade: “A grande quantidade de líquido da melancia dilui o suco gástrico, retardando a digestão”, diz Raquel Pimentel. Por isso, a fruta pode ser indigesta se consumida durante as refeições, como a Marcelle fez. Se for o seu caso, dê preferência à ingestão do suco antes das refeições ou nos intervalos entre elas. “Tomar o suco de melancia logo antes do almoço irá diminuir o seu apetite”, recomenda Pimentel.

Continua após a publicidade

É hidratante: A polpa da fruta contém entre 93% a 95% de água.

Confira o cardápio de Marcelle

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.