Maracujá, o Xenical natural
A farinha feita da casca da fruta impede que o organismo absorva a gordura dos alimentos
Para ajudar a desintoxicação, beba, no mínimo, 2 litros de água por dia
Foto: Dercilio
Quer perder peso, controlar o diabetes e ter o intestino funcionando bem? Coma maracujá ou melhor, a farinha feita com a casca da fruta.
A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, presente na parte branca da casca. “Ela funciona como um excelente bloqueador de gordura”, diz o químico Armando Sabaa Srur, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A ação da farinha da casca de maracujá é mais suave que a do medicamento Xenical®. Mas já foi comprovado seu efeito emagrecedor e sua capacidade de proteger o coração e baixar as taxas de açúcar no sangue. É o que mostrou um estudo da Universidade Federal da Paraíba, com 17 mulheres com colesterol alto. “Após 70 dias consumindo a farinha, elas reduziram as taxas de colesterol ruim e eliminaram até 8 quilos”, diz a farmacêutica Alessandra Ramos.
Farinha no cardápio
A farinha de maracujá está à venda em farmácias e lojas de produtos naturais. O consumo deve ser diário: uma colher (sopa) antes das três principais refeições, no iogurte, suco, salada ou sopa. Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, adverte: “Não adianta usar a farinha e abusar de alimentos gordurosos e com muito açúcar”. Aproveite para cortar os excessos alimentares e faça atividade física.
Faça em casa
· Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio ou vinagre 1 colher (sopa) por litro. Depois, volte a lavá-los.
· Corte-os ao meio e retire a polpa.
· Corte as cascas em tirinhas e asse-as em forno médio por 30 minutos. Deixe esfriar.
· Bata no liquidificador (ou no processador) até obter uma farinha.
· Passe pela peneira e guarde numa vasilha limpa e tampada.