Aliado da dieta: saiba qual o melhor adoçante para você
Uma colher de sopa de açúcar tem 96 kcal. Por isso, se você estiver de dieta ou quiser manter o peso, melhor trocá-lo por um adoçante. Na dúvida, confira nosso guia e escolha o seu.
Escolha o adoçante que melhor combine com seu paladar e com sua saúde.
Foto: Anna Omelchenko/Thinkstock/Getty Images
Estévia
Estudos mostram que ela é diurética e ajuda a manter a pressão em níveis adequados. “Adoça 300 vezes mais que a sacarose, não tem calorias nem perde as propriedades quando aquecida. Diabéticos podem usá-la, mas o consumo não deve ultrapassar 4 mg/kg* de peso”, explica Talitta Alves Maciel, nutricionista do Espaço Reeducação Alimentar.
Aspartame
Totalmente contraindicado para portadores de fenilcetonúria (uma doença genética), o aspartame é seguro para as demais pessoas, desde que seja consumido dentro dos limites recomendados (40 mg/kg* de peso). Como ele está presente em muitos produtos industrializados (por exemplo, nos refrigerantes zero), é preciso maneirar nas gotinhas e sachês. Usar 15 gotas por dia ou o equivalente a quatro sachês seria um patamar seguro para os adultos.
Sacarina
Adoça 200 vezes mais que o açúcar e não tem calorias. Seu uso foi questionado depois que estudos em ratos o relacionaram ao câncer de bexiga, mas nunca ficou comprovado que pode causar problemas em humanos. Hipertensos e pessoas com doenças renais devem evitar o consumo, já que leva sódio na composição. O uso diário deve ficar abaixo de 5 mg/kg* de peso.
Frutose
Presente naturalmente nas frutas e no mel (e muito usada em produtos industrializados), é mais doce que o açúcar e contém 4 kcal por grama. Deve ser prescrita por nutricionistas. “Em excesso, a frutose pode elevar a resistência à insulina, o colesterol, os triglicérides e o risco de doenças cardíacas. Além disso, pode aumentar a compulsão por doces”, alerta a nutricionista Talitta.
Sucralose
Tem poder adoçante 600 vezes maior que o do açúcar. Deve ser evitada por pessoas com problemas de tireoide porque tem cloro em sua composição. O cloro prejudica a absorção de iodo, o que é ruim para o funcionamento da glândula. Seu consumo não deve passar de 15 mg/kg* de peso. Na hora de adoçar o café, evite esguichar o produto na bebida. Use poucas gotas.
Ciclamato de sódio
Seu poder adoçante é 50 vezes maior que o da sacarose. Deixa um gosto forte na boca e pode ser usado em altas temperaturas. Não apresenta calorias, mas seu consumo diário não deve ultrapassar 11 mg/kg* de peso. Por conter sódio, deve ser evitado por hipertensos e pessoas com problema nos rins. Se você costuma se sentir inchada no período da TPM, escolha outro adoçante também.
* Se a indicação, por exemplo, é 4 mg/kg de adoçante e você pesa 70 kg, faça a conta: 4 x 70 = 280 mg ao dia. Confira o rótulo sempre.