A dieta dos alimentos vermelhos
Os alimentos vermelhos são riquíssimos em nutrientes e em licopeno: substância que combate os radicais livres, desintoxica e regula o funcionamento do organismo
Alimentos vermelhos são riquíssimos em nutrientes e em licopeno
Foto: Getty Images
Por causa da vida corrida, fazendo uma jornada tripla – trabalho, estudos e família -, Alana Alonso, 30 anos, acostumou-se fazer refeições práticas e pouco saudáveis. Na hora de comer, escolhia frituras, refrigerantes, condimentos e alimentos pouco saudáveis e nutritivos. Quando resolveu dar basta e emagrecer passou dos 93 kg para os 66kg comendo alimentos de cor vermelha. O licopeno é a substância natural que dá a cor avermelhada à maior parte dos alimentos vermelhos. Mas ele não é apenas um corante natural: o licopeno combate os radicais livres, substâncias que intoxicam o corpo e desregulam o funcionamento do organismo, prejudicando o metabolismo, a renovação celular e dificultando o emagrecimento. Os alimentos vermelhos são riquíssimos em nutrientes. Alguns são diuréticos (diminuem a retenção de líquido e o inchaço), outros são termogênicos (aceleram o metabolismo) e há ainda os que são ricos em fibras solúveis, que aumentam o trânsito intestinal e dão saciedade. Abaixo, as nutricionistas Eroni Lupatini e Gabriela Maia apontam um cardápio rico nesses alimentos.
Café da manhã
2 fatias de pão de fôrma integral com 1 colher de requeijão light
1 copo de leite desnatado
com café e adoçante
Dica da nutricionista:
Acrescente fibras a essa refeição. Sugestão: substitua o pão por uma banana com uma colher (sopa) de mix de semente de linhaça, castanha-do-pará triturada, gérmen de trigo e leite de soja em pó, sem açúcar.
Lanche da manhã
1 goiaba vermelha
Almoço
½ xícara de arroz integral
1 xícara de salada de folhas verdes 1 xícara de mix de beterraba, chuchu, tomate e milho, temperado com azeite
1 bife grelhado médio
Dica da nutricionista:
Inclua uma concha média de feijão no almoço pelo menos três vezes na semana. Consuma também uma fruta cítrica após a refeição para facilitar a absorção de ferro.
Lanche da tarde
1 xícara de morangos
Jantar
½ xícara de arroz integral
½ xícara de couve no alho e óleo 1 xícara de abobrinha com cebola 1 xícara de salada de rúcula 1 filé bovino ou de peito de frango sem pele
Dica da nutricionista: Evite carne vermelha à noite.
ALIMENTOS VERMELHOS
Pimenta vermelha (100g – 39kcal)
Princípio emagrecedor – Age no sistema nervoso, estimulando a liberação de endorfina, o hormônio do prazer. Isso diminui a vontade de comer. Também acelera o metabolismo.
Principais nutrientes – Vitaminas A e C, cálcio, sódio, fósforo e ferro.
Outros benefícios – Previne doenças cardiovasculares.
Goiaba vermelha (100 gramas – 56 kcal)
Princípio emagrecedor – É rica em fibras solúveis, que aceleram o trânsito intestinal, amaciam as fezes, aumentam o bolo fecal e promovem mais evacuações.
Principais nutrientes – Vitaminas C, B1, B2, A e niacina, potássio, cálcio, ferro e fósforo.Outros benefícios – Aumenta a resistência orgânica contra infecções.Calorias em 100 gramas – 56 kcal
Morango (100 gramas – 39 kcal)
Princípio emagrecedor – Tem alto poder de saciedade e é diurético. Por isso, combate o inchaço e a retenção de líquido.
Principais nutrientes – Vitaminas C, B1, B2, A e niacina, potássio, cálcio, ferro e fósforo.
Outros benefícios – Combate o colesterol ruim e melhora a cicatrização e a regeneração de músculos, pele, ossos e dentes.
Framboesa (100 gramas – 56 kcal)
Princípio emagrecedor – É diurética e ajuda a controlar a vontade de comer doces.
Principais nutrientes – Vitaminas A, B1, C e niacina, cálcio, fósforo e ferro.
Outros benefícios – Protege o fígado e a vesícula biliar e previne desordens da menstruação, úlceras, reumatismos e hemorroidas.
Melancia (100 gramas – 31 kcal)
Princípio emagrecedor – Altamente hidratante e diurética. Pode ser ingerida em porções generosas sem culpa, de preferência ao natural e gelada (nunca acompanhada de outros alimentos).
Principais nutrientes – Vitaminas B1, B2, C e niacina, fósforo, cálcio e ferro.
Outros benefícios – Combate constipação intestinal, má digestão, doenças do estômago e flatulência.
Maçã (100 gramas – 61 kcal)
Princípio emagrecedor – Rica em fibras, é desintoxicante, digestiva e melhora o funcionamento do intestino. Dica: os principais nutrientes se concentram na casca. Não a desperdice.
Principais nutrientes – Vitaminas A e C, fósforo, cobre e potássio.Outros benefícios – A casca da maçã é rica em substâncias que protegem o organismo contra os radicais livres e previnem o câncer.