49 alimentos para perder a barriga
Eles ajudam a mandar os pneuzinhos embora! A diferença aparece já na primeira semana
Ao pensar em nos livrarmos da barriga saliente logo nos vem à mente os terríveis exercícios abdominais. No entanto, uma boa alimentação também pode fazer a diferença! A atriz Juliana Paes, por exemplo, recorre à linhaça. “Rico em fibras, esse cereal ajuda a emagrecer por aumentar a sensação de saciedade e estimular o funcionamento do intestino”, diz Orion Araújo, nutricionista carioca, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva.
O acúmulo de gordura localizada no abdome tem diversas causas – sedentarismo, hábitos alimentares, herança genética, distúrbios psicológicos e doenças, como hipotireoidismo ou prisão de ventre. “O segredo da cintura mais fina é combinar macronutrientes (carboidrato, proteína, gordura) com a ingestão adequada de micronutrientes (tudo o que não é macronutriente), além da prática regular de exercícios”, recomenda Orion.
Para ajudar na busca pela barriga chapada, detalhamos o que você deve comer – e também quando e de que forma. Afinal, é imprescindível fazer pequenas e variadas refeições por dia, evitando o mau hábito de beliscar bobagens calóricas, sobretudo carboidratos. Não adianta ficar horas sem comer e, no almoço ou janta, devorar tudo sem critério. “O ideal é comer de quatro em quatro horas e adotar uma alimentação balanceada, com hábitos saudáveis e exercícios aeróbicos. Assim, dá para perder até 4 cm de circunferência abdominal num mês”, diz a nutricionista Viviah de Andrade, da Clínica Più Bella, do Rio de Janeiro.
Atenção!
Verifique se a circunferência da sua cintura está acima da média – isso significa que está mais propensa a desenvolver diabetes, pressão alta, câncer e obesidade. Para mulheres, o aceitável é até 88 cm; para homens, 106 cm. Acima disso, ligue o alerta!