Veja a transformação que Katia e Claudio fizeram em seu apê
Em cada ambiente deste apê paulistano nota-se o dedo de Katia, que é arquiteta, e de seu marido, Claudio, designer gráfico. Quando o pequeno Marc Naoki chegou, já estava tudo prontinho à espera dele!
Assim que compraram este apartamento, há quatro anos, Katia Akamine e Claudio Teruya começaram a transformá-lo. O projeto coube ao arquiteto Elcio Y. Yokoyama. “Mas com nossa participação direta, para que ficasse do nosso jeito”, ressalta Katia, que é formada em arquitetura, porém não trabalha na área. Para remoçar o imóvel de quase 30 anos, o primeiro passo foi trocar quase todos os acabamentos. Em seguida, foram trazidos móveis modernos e peças customizadas, assim como algumas gracinhas feitas à mão pela talentosa dupla. O cenário enfim ficou completo com a decoração do quarto do bebê, que chegou há um ano.
Sala e cozinha: integração de espaços e de estilos também!
❚ Uma composição afinada atrai os olhares para o canto do jantar. Repare como o papel de parede cria um pano de fundo que coloca em destaque o mobiliário de design consagrado.
❚ O passa-pratos, antes minúsculo, foi escancarado, passando a medir 1,57 x 1,16 m. Para a finalização, a opção recaiu sobre uma bancada de cumaru apoiada sobre mãos francesas – logo abaixo, uma faixa do mesmo material evita que sapatos sujem a alvenaria.
❚ Em cozinhas abertas, organização é tudo! Aqui, até o escorredor de louças fica embutido no armário acima da pia.
Em casa de gente criativa, cada cantinho exibe uma surpresa
❚ As luminárias de alumínio fixadas no vão da cozinha americana chegaram branquinhas da loja, mas não ficaram assim por muito tempo: logo ganharam uma pitada de charme, com pintura verde na parte interna – o casal fez o serviço com spray da linha Alumen, da Colorgin.
❚ Já o pendente do jantar não precisou de retoques
❚ Confiscado do acervo da mãe de Katia, o sofá antigo foi reestofado pela At Home Decor – da Wiler-K, o tecido eleito oferece textura aveludada.
❚ Na sala de TV, menos é mais. O rack baixinho, com acabamento de laca preta, oferece espaço de sobra para organizar todos os equipamentos.
Contra a mesmice, a ordem é garimpar!
❚ Katia e Claudio têm olho treinado para identificar bons achados e vivem à caça de objetos diferentes para decorar a casa. A mesinha com porta fechada à chave foi adquirida em um leilão da incorporadora MaxHaus, que se desfazia de peças de seus apartamentos decorados. Dica Minhacasa: esse tipo de oferta costuma ser divulgado em sites especializados em leilões online, como o Sold .
❚ Sobre o estofado offwhite, as almofadas compõem um conjunto harmonioso – as cores preto e branco garantem a unidade visual.
❚ O fundo do corredor, revestido com o mesmo papel de parede usado na sala de jantar, tem um espelho bisotado com ramos de flores como ponto de atenção. “Comprei em uma loja de antiguidades e mandei reformar, mas algumas manchas foram mantidas”, diz Katia.
Enfeites coloridos também nos banheiros
❚ A torneira eleita para o lavabo é um modelo de parede. Veja como a fixação da peça diretamente sobre o espelho cria um efeito e tanto!
❚ O quadrinho com a frase de Guimarães Rosa, que a moradora imprimiu e emoldurou, adorna o espaço com delicadeza.
❚ Já no banheiro da suíte de Marc, os pinguins são donos do pedaço! O porta-sabonete líquido foi trazido dos Estados Unidos.
Um escritório funcional e descolado para chamar de nosso
❚ Katia e Claudio compartilham o quarto transformado em home office, cujo trunfo é a bancada de proporções generosas. Para confeccionar o tampo, os moradores usaram uma chapa de MDF de 2,75 x 1,84 m, com 15 mm de espessura , que foi cortada em duas pranchas de 1,58 x 0,69 m e revestida de laminado no padrão imbuia escura, da Selectas. Depois, bastou apoiar as duas peças sobre um gaveteiro, no centro, e cada uma delas sobre um cavalete, nas laterais.
❚ As cadeiras Shell , e a miniestante suspensa foram pintadas com tinta spray da Colorgin.
Cores claras em uma combinação repousante para o casal
❚ Se os tons fortes imperam no restante do apartamento, o mesmo não acontece nos dormitórios. Na suíte principal, paredes e móveis branquinhos garantem sonhos tranquilos. Para adoçar o cenário, somente os tons pastel da colcha de matelassê.
❚ Na parede, uma peça rococó com ganchos aramados, adquirida em uma viagem aos Estados Unidos, organiza os colares de Katia.
O quarto do bebê é território da bicharada!
❚ Garotinhos amam animais. E aqui tem um pouco de tudo: de bichos da fazenda a passarinhos pousados na árvore (adesivos Master House, fora de linha).
❚ As espécies selvagens dão as caras nos quadrinhos, obra do papai designer – bem como o pôster com moldura azul, que exibe o nome de Marc e os dados do seu nascimento.
❚ Versátil, o berço escolhido acompanha três fases de crescimento até virar minicama.
❚ A dupla de almofadas coloridas, arrematada no e-commerce chinês Alibaba , dá graça ao sofá-cama cinza.