Cozinha americana: planejamento e boas ideias otimizam a área
Integrada ao estar, ela se veste com o mesmo requinte da sala. Com acabamentos charmosos e uma moderna combinação de móveis, faz bonito diante das visitas
As cozinhas modernas perderam metragem nos apartamentos atuais, mas nunca deixou de ser um dos locais mais amados e frequentados da casa. Afinal, tem coisa mais gostosa do que compartilhar o preparo das receitas com os convidados? A solução para evitar o aperto, portanto, é eliminar as barreiras que separam este cômodo do estar. Com essa proposta, Minha Casa encomendou ao arquiteto paulista José Luiz Favaro um projeto em que a mesa é o único elemento limitador dos espaços, mantendo a unidade visual. Repare que a decoração segue a mesma linguagem, repetindo cores e acabamentos nos dois ambientes. O resultado é lindo, mas ele alerta: “Organização, nesse caso, é fundamental!”
Tempero bem dosado
❚ Tons neutros e mais sérios, como branco e cinza, formam a base. Assim, foi fácil eleger as cores para levantar o astral da ambientação. ”Fiquei com o azul, que é frio, mas também denso, sem ser cansativo. O laranja, cor complementar, dá seu toque vibrante”, diz Favaro. Mas quem entra para esquentar de vez é a madeira.
Ambiente aberto pede visual atraente
❚ Já que tudo ficará à vista, vale investir em móveis que chamem a atenção. Para isso, nem sempre é preciso se render ao mobiliário sob medida. Aqui, o gabinete da pia e os armários aéreos foram comprados prontos, e o charme reside na combinação de materiais: todas as peças inferiores são de aço, enquanto as superiores são de madeira laqueada fumê.“Mesclei linhas diferentes de um mesmo fabricante, deixando o conjunto mais contemporâneo”, revela Favaro.
❚ O arquiteto também dispensou os tampos originais dos móveis e, no lugar, instalou uma bancada inteiriça de granito andorinha, na qual se encaixam a cuba e o cooktop. Eletrodomésticos com design moderno, aliás, fazem toda a diferença. Aposte neles!
❚ O único trecho de parede que isola a cozinha é o que oculta a geladeira. Do lado da sala, essa superfície exibe prateleiras – elas sobem, presas na alvenaria e em uma estrutura de marcenaria que se estende, no alto, até a parede vizinha, como um pórtico.
Beleza e praticidade caminham juntas!
❚ Como não há janela na cozinha, Favaro especificou uma porta de vidro translúcida para isolar a área de serviço. Assim, a luz natural penetra no ambiente, mas não deixa à mostra as roupas do varal. O modelo camarão – com folhas que se dobram e se recolhem em um canto – poupa o espaço que seria perdido caso fosse usado um sistema convencional de abertura.
❚ O piso que recobre os dois ambientes é o mesmo: porcelanato com relevos que imitam pedra miracema. O arquiteto preferiu eleger um modelo de aspecto rústico, com textura, já que os acabamentos lisos e brilhantes deixariam à vista qualquer sujeirinha.
❚ Na hora de planejar o nicho de alvenaria que esconde a geladeira, foi preciso prever o afastamento de, pelo menos, 10 cm de cada lado do eletrodoméstico. A medida evita o superaquecimento.
❚ Para aproveitar a parede ao lado do fogão, uma barra metálica com ganchinhos suspende utensílios e os temperos preferidos. Dessa forma, tudo fica à mão na hora de cozinhar. Mesma função têm as prateleiras que abraçam a coifa. “Como elas estão fixadas a mais de 80 cm do fogo, não há perigo”, garante o profissional.
❚ Notou o toalheiro abaixo do cooktop? A peça é vendida pronta, como um nicho, e é da mesma linha de aço dos armários inferiores. Bastou encaixá-la no conjunto de móveis. Ponto para a organização!
Quase tudo fica de um lado só!
❚ Com a abertura de uma das duas grandes divisórias do cômodo, a melhor saída foi explorar a que ficou preservada. Toda a extensão foi ocupada com armários, uma grande bancada (1) que reúne o mobiliário e uma torre de eletrodomésticos (2).
❚ Do outro lado, apenas a geladeira (3) é abraçada pela alvenaria e o espaço livre que sobrou com a remoção da parede é ocupado pela mesa (4), de 1,94 x 0,90 x 0,76 m, que abriga quatro pessoas confortavelmente.
Planejamento e boas ideias otimizam a área
❚ As únicas peças feitas sob medida são a torre dos eletrodomésticos e as prateleiras da sala e da cozinha. O móvel – dotado de dois nichos fechados e que embute o forno e abriga o micro-ondas – foi pensado para se encaixar ao lado dos armários modulares e executado após a escolha dos fornos. “É preciso seguir à risca as orientações dos fabricantes dos aparelhos, que trazem as especificações exatas dos vãos necessários para que haja respiros suficientes”, alerta o arquiteto.
❚ O mesmo acabamento no padrão freijó dessa estrutura e das prateleiras se repete na mesa. E acredite: ela é feita de alvenaria – um especialista criou as formas com madeirite, encheu com concreto e, depois, lixou e revestiu a estrutura com o laminado usando cola de contato.
❚ Luminárias pendentes sobre o tampo geram luz direta para a hora das refeições. “Optei por um design mais discreto, com estrutura leve e que deixa a lâmpada à mostra, uma tendência atual”, observa o profissional. A fiação foi planejada juntamente com a marcenaria que a apoia, passando por dentro dela.
❚ Filtros e escorredores de prato geralmente são grandes e ocupam uma área valiosa sobre a bancada da pia. Pensando em liberar esse espaço, Favaro sugere os filtros acoplados à torneira e escorredores suspensos – este, dotado de ganchos, se prende a uma barra metálica que vai parafusada na parede.