Um charme de louceiro
Não é todo dia que se encontra um par de páletes intactos largado na rua. Pois a leitora Leia Borghi, de São Paulo, não deixou a oportunidade passar: resgatou as peças e, com elas, criou um belo item para ajudar na organização da cozinha
“Gosto de enxergar possibilidades em peças descartadas”, diz Leia, que não tardou a encontrar um uso para os estrados que encontrou em uma lixeira. Sua coleção de louças antigas estava mesmo precisando de um lugar especial para ser acomodada. Além do olho treinado e da prática em customizar móveis e objetos, ela contou com a ajuda do marido, Herasmo, na execução do projeto. Ficou tão bacana que pedimos que eles nos ensinassem o passo a passo!
VOCÊ VAI PRECISAR DE:
■ Dois páletes – aqui, foram usadas peças de 90 x 90 cm, com seis réguas na face superior e três na face inferior
■ Talhadeira
■ Martelo
■ Alicate
■ Pregos de aço polido com cabeça (1 1/4” x 130 mm)
■ Tinta esmalte à base de água – usamos o Esmalte Premium Plus, da Lukscolor, nas cores Branco, Milk Shake (ref. LKS2227), Verdant (ref. LKS2236), Focus (ref. LKS2233) e Summer Sky (ref. LKS2240) – na Tintas Santo Antônio, a branca vale R$ 19,90, e as demais, R$ 30 cada (latinhas de 900 ml)
■ Rolos para pintura de 5 cm e 9 cm
■ Pincéis nº 395 e nº 315
■ Ganchinhos de metal com rosca para madeira, de 17 x 40 mm
1. Preparação
■ O pálete A servirá de base para o louceiro. Vire-o, deixando para cima a face com três réguas.
■ Com martelo e talhadeira, remova a régua indicada na figura acima, bem como o bloco central que ficava sob ela.
■ Do mesmo modo, retire cinco réguas do pálete B. Agora, você tem seis ripas avulsas. Extraia todos os pregos delas com alicate.
2. Montagem
■ Essa fase consiste em pregar as seis ripas avulsas no pálete A, conforme a imagem à direita.
■ Comece fixando uma em cada lateral, formando uma moldura.
■ A quinta ripa será o fundo de um dos nichos do louceiro – fixe-a por baixo da régua que está no meio do palete.
■ Já a sexta ripa servirá de prateleira – pregue-a cerca de 20 cm acima da anterior.
3. Acabamento
■ Com um pincel fino, comece pintando de tinta esmalte branca as áreas de difícil acesso. Use o rolo para tingir o restante da estrutura.
■ Com um pincel grosso, alterne os tons pastel para colorir as seis réguas verticais. A fim de conquistar o efeito de pátina, dilua a tinta em bastante água e finalize com leves pinceladas de branco.
■ Complete fixando cinco ganchos na ripa superior da moldura, com 10 cm de distância entre eles. Para facilitar a colocação, faça antes um furo na madeira com prego e martelo, como mostra a imagem acima.
Prontinho!