CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR R$ 14,90/MÊS

Tudo para encantar moradores e visitantes

Cores apaixonantes, azulejos cerâmicos com ar retrô, estruturas de alvenaria... Cada detalhe deste banheiro foi pensado para servir os donos do pedaço e as visitas sem economizar no charme!

Por Minha Casa Digital Atualizado em 19 fev 2020, 14h27 - Publicado em 19 jun 2015, 11h00

Anda em busca de ideias para escapar do  lugar-comum ao revestir as paredes  do banheiro? Pois saiba que o universo dos acabamentos cerâmicos – imbatíveis na facilidade de limpeza e manutenção – tem novidades. E foi de olho nelas que o designer de interiores Roberto Negrete, argentino radicado em São Paulo, criou este ambiente para a capa de Minhacasa. Enquanto algumas superfícies foram cobertas de peças cerâmicas de grande formato, as demais ganharam subway  tiles , azulejos inspirados nos modelos usados em  estações de metrô europeias. “A paginação desencontrada, semelhante à de tijolinhos, dá um efeito lindo”, aponta o profissional. O cenário se completa com soluções diferentes, a exemplo do boxe que resguarda parte da área de banho e das muretinhas que apoiam cosméticos.

Estimulante, mas sem errar a medida!

❚ O turquesa, que rouba a cena, é de tonalidade rebaixada, garantindo a alegria, mas também o acolhimento. “Busquei provocar a sensação de que o espaço abraça o morador”, diz o designer. Pitadas de laranja esquentam o clima.

❚ Nada mais natural do que escalar matizes neutros para equilibrar a paleta.

Um pouco de bege não faz mal a ninguém!

❚ Se, de um lado, o colorido esbanja personalidade,  do outro, tons neutros dão as cartas. Para revestir o piso e as paredes, foi eleita a mesma cerâmica de 44 x 44 cm, alinhada de forma convencional a fim de manter um visual contínuo.

❚ Praticidade é tudo!  O gabinete branco, além de discreto e compacto,  já vem com cuba de  louça e dois gavetões – o mais alto possui, no interior, o recorte exato para o encaixe do sifão.

❚ Abrir mão de uma placa inteiriça de espelho resulta em economia. “Precisávamos cobrir uma área de 1,70 x 1,20 m, e uma peça com essas medidas ficaria cara porque teria de ser muito espessa. A solução foi colar três cortes menores lado a lado”, justifica Negrete. A paginação segue uma lógica: a faixa do meio é um pouco maior que a largura do gabinete, o que evita o desconforto de ter a linha de encontro atrapalhando quem se vê em frente à pia. As outras duas foram encomendadas com os tamanhos dos vãos (0,18 x  1,20 m e 0,97 x 1,20 m). 

Continua após a publicidade

❚ O posicionamento  dos pendentes coincide com o alinhamento dos espelhos. “O centro da cúpula fica a 1,80 m  do chão, mas a altura  pode variar de acordo com a estatura dos moradores”, diz o designer. 

Alvenaria bem bolada dentro e fora do boxe

❚ Fugindo dos tradicionais nichos e prateleiras para apoiar os cosméticos, Negrete apostou em uma muretinha estreita (80 x 10 x 92 cm) dentro da área de banho. A construção é simples, feita de tijolos ocos, que são mais leves, porém a execução pede cuidado na hora de finalizar a parte superior. “Deixe um caimento sutil (1%) na direção contrária à parede para que a água escorra e não empoce”, orienta o designer. Atenção também à impermeabilização: “O ideal é aplicar uma manta em todas as superfícies desse muro antes de revesti-lo de cerâmica, já que haverá contato direto com a água”, explica. 

❚ Repare que a mesma estrutura foi usada atrás da pia e do vaso, sendo necessário prever um avanço da tubulação hidráulica para esse novo elemento. E cuidado com o ponto de esgoto. “Como ele fica no piso próximo à parede, dependendo da espessura do muro, pode ser preciso deslocá-lo”, alerta o profissional. 

❚ A alvenaria também dá aquela força para criar um boxe atraente. Três colunas e uma meia-parede, revestidas de cerâmica, formam a base de sustentação da janela de vidro fixo e da porta, dotada de ferragens que permitem a abertura tanto para dentro quanto para fora.

Planejamento eficiente para 3,70 m² 

❚ Cuba (1), vaso (2) e ducha (3) estão alinhados, aproveitando a mesma parede hidráulica e deixando, em  frente, um generoso corredor.

❚ A medida das colunas que sustentam o boxe foi pensada em função da muretinha erguida em seu interior (4). Repare  que o pilar da direita (5) tem quase a mesma espessura  desse elemento (10 cm), permitindo a abertura da  porta sem problemas.

❚ Os toalheiros se fixam nas paredes livres: em frente ao vaso (6) e ao lado da pia (7).

Continua após a publicidade
Publicidade