PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Sempre o cenário ideal

Funcional e, ao mesmo tempo, aconchegante, este apê na capital paulista adapta-se ao cotidiano da moradora: dias ocupados com o trabalho no home office, noites agradáveis com os convidados na sala integrada à cozinha

Por Minha Casa Digital / Foto: Célia Mari Weiss
Atualizado em 19 fev 2020, 14h22 - Publicado em 24 jul 2015, 09h00
Sempre o cenário ideal (Célia Mari Weiss/)
Continua após publicidade

Dois fatores levaram a jornalista paulistana a fechar negócio e pegar as chaves do apartamento: a área – 69 m², na medida exata de suas necessidades – e a localização em um bairro agradável e próximo ao centro da cidade, bem atendido por comércio e transporte público. Faltava apenas deixar o imóvel com a aparência desejada, motivo pelo qual a arquiteta Daniela Berardinelli foi convidada a entrar em cena. O projeto privilegiou conforto e organização, mas não abriu mão de um visual com personalidade forte. Assim, móveis planejados foram combinados a peças de design assinado, e a paleta, predominantemente neutra, ganhou a companhia de marcantes toques de cor.

Questão de integração

sempre-o-cenario-ideal-91

❚ O trecho irregular da planta (1) rouba espaço da sala e da cozinha, transformando esta em um corredor estreito. para compensar, o balcão americano (2) une os ambientes – e manda embora a sensação de confinamento!

Continua após a publicidade

Tudo para fazer sala

❚ A escolha de uma mesa redonda foi motivada pela falta de espaço. “Um modelo retangular prejudicaria a circulação no diminuto trecho destinado ao jantar”, justifica Daniela. Apesar de morar sozinha, a jornalista recebe família e amigos com frequência, por isso valeu a pena investir em seis cadeiras. 

❚ Para ambientar o canto do estar, o truque foi esperar a época de liquidações e adquirir um estofado de loja de grife por quase a metade do preço. 

Continua após a publicidade

❚ Contrastando com o tom claro da peça, a parede logo atrás recebeu tinta acrílica fosca na cor Canyon Empoeirado (ref. 70 YR 31/135, da Coral. FC Tintas).

Luzes, cores… e um estar de cinema!

❚ O rack apoia a TV e outros equipamentos eletrônicos, além de manter a coleção de discos e filmes organizada nas quatro gavetas inferiores. A exemplo da prateleira em forma de S invertido, logo acima, a peça é feita de MDF revestido de laminado amadeirado. 

Continua após a publicidade

❚ Graças à base neutra, pinceladas mais vivas não pesam no visual. O vermelho intenso, o queridinho da moradora, comparece na poltrona, nas almofadas e nos pufes. 

❚ Rebaixado com gesso, o teto embute o trilho da cortina e spots com dicroicas de 50 W, que propiciam uma iluminação aconchegante. 

❚ A varanda gourmet ainda é pouco usada. “O plano é incrementar a área e passar a aproveitá-la melhor em breve”, diz a jornalista.

Continua após a publicidade

Pequena e notável

❚ Integrando a cozinha à sala, o balcão americano já existia – apenas recebeu tampo de granito branco polar, que serve de apoio às refeições rápidas. 

❚ O mesmo tipo de pedra foi usado na bancada em L, planejada em função da praticidade. “A disposição dos elementos principais – pia, fogão e geladeira – em um triângulo imaginário favorece a execução das tarefas cotidianas”, aponta a arquiteta. 

Continua após a publicidade

❚ O tom amadeirado do acabamento dos armários, igual ao dos móveis da sala, foi eleito para manter a unidade visual entre os ambientes. Além disso, forma uma bela combinação com o inox dos eletrodomésticos.

Truques aproveitam espaço na suíte

❚ Para ganhar preciosos centímetros, optou-se por uma cama sem cabeceira. Em contrapartida, a superfície em que ela fica encostada recebeu papel de parede texturizado. 

❚ De correr, a porta do armário garante área para circulação. Outra solução esperta da marcenaria é o nicho que abriga a TV. 

❚ No banheiro, prateleiras de vidro emolduradas com uma caixa de MDF comportam vasinhos e deixam cosméticos à mão. 

❚ A bancada da pia repete o granito da cozinha. Mais do que a questão estética, a escolha da cuba de semiencaixe também teve como objetivo deixar o cômodo estreito livre de aperto.

Trabalho inspirado

❚ Desenhada por Daniela, a estante ocupa toda a largura de uma das paredes do quarto convertido em escritório. A pedido da moradora, a peça apresenta diversos nichos para abrigar livros e objetos queridos. 

❚ Repare que o espaço entre o topo dos nichos superiores e o forro foi preenchido com gesso, criando a impressão de que o móvel se estende do chão ao teto. 

❚ A persiana de alumínio, parcialmente escondida no vão entre a estante e a parede, parece embutida. 

❚ Nada de tapete por aqui. Assim, a cadeira com rodízios desliza facilmente sobre o piso de tacos de cumaru – presente nas alas social e íntima, ele já veio com o apê.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.