Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Segredinhos para preservar a laca

As designers de interiores Marilza Gusmão, Daniela Cianciaruso e Ingrid Hirsch dão dicas de como cuidar e remover as manchas

Por Minha Casa Digital Atualizado em 19 fev 2020, 14h21 - Publicado em 5 ago 2015, 09h30

Quero uma mesa de laca branca, mas tenho receio de comprá-la porque acho que é um material sensível. Como cuidar e remover manchas? –  Paula Hernandes Barrozo, São Paulo 

“O acabamento laqueado sela os poros da madeira, dando um belo aspecto polido, mas é mesmo sensível”, comenta a designer de interiores Marilza Gusmão, de Belém. Por isso, os cuidados devem ser redobrados: use sempre apoio para panelas, pratos e copos, e proteja o móvel dos raios solares, a fim de não amarelar a superfície. 

A designer de interiores paulistana Daniela Berland Cianciaruso dá uma dica valiosa: a colocação de um tampo de vidro cristal ou serigrafado branco sobre a mesa para aumentar a proteção sem prejudicar o visual. 

Na limpeza diária, nada de produtos químicos ou abrasivos. “Use apenas pano úmido e seque bem depois”, alerta Daniela. Em caso de manchas ou riscos superficiais, a única solução é passar uma lixa bem fina e polir com cera. “Contrate um profissional para garantir o resultado perfeito”, diz a designer de interiores Ingrid Hirsch, de São Caetano do Sul, SP.

Projeto: Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães / Foto: Xico Diniz

Continua após a publicidade
Publicidade