Reúna os amigos para uma sessão de cinema no quintal
Reunir os amigos para uma noite de cinema dentro de casa é uma delícia. Imagine, então, aproveitar os fins de tarde de verão e montar o cenário no gramado!
As noites agradáveis da estação mais quente do ano favorecem as atividades ao ar livre. Se você tem um quintal, aproveite para convidar amigos e familiares e se divertir no próprio lar. A dica é fazer do gramado uma sala de cinema improvisada, com ideias simples, charmosas e fáceis de executar. Esqueça o mobiliário requintado e os equipamentos de última geração! Um lençol branco de casal preso ao muro e um projetor alugado serão os ingredientes principais. O aparelho vai conectado a um computador, e a projeção deve ser direcionada para o tecido. Aí, é só esperar o anoitecer, já que as imagens ficam mais nítidas no escuro. Para valorizar o clima despojado e deixar o programa mais gostoso, caixotes de feira viram apoios para bandejas com lanches, pipocas e docinhos, assim como uma placa de compensado e alguns tijolos desempenham a função de mesa. As poltronas dão lugar a colchas e almofadas espalhadas pelo chão, deixando os espectadores bem à vontade. Quando escurece, a chama das velas convida os casais ao tão aclamado beijo de final feliz. E uma dica importante para evitar desconfortos: o repelente deve ficar por perto, pois, assim como nós, os pernilongos também adoram fazer a festa nas irresistíveis noites veranis!
As cores da cena se intensificam com baldes e cestos de flores no jardim.
Petiscos e bebidas vão em travessas e bacias
Sinal verde para beliscar: petiscos e bebidas ficam à mão, em mesas baixinhas, improvisadas com caixotes, madeira e tijolos. As garrafas são geladas no tacho de roupas.
Em baleiros de vidro, os confeitos ficam acessíveis durante a sessão. Quem quiser levar um pouco mais para seu lugar pode encher as forminhas de cupcakes.
O aconchego cresce quando se acendem as velas colocadas em suportes, taças com cúpulas de papel vegetal e potes de conserva.
Decoração rústica tem tudo a ver com quintal, por isso, nada de toalhas que escondam a estrutura improvisada. Cuidado com alimentos sem embalagem: eles devem ficar em bandejas ou pratinhos.
Comes e bebes são identificados com etiquetas personalizadas. A dica é pensar em todo o cardápio com antecedência e imprimir rótulos com textos para cada alimento, nos tamanhos necessários.
A placa de compensado é comprada por m² em home centers: forme a mesa apoiando-a sobre oito tijolos (dois sobrepostos em cada ponta). Cestos com flores frescas e secas completam o visual.
Pipoca feita em casa, com gostinho especial
Uma maneira fácil de incrementar a pipoca é preparar diferentes tipos de sal para temperá-la. Os saleiros devem levar a indicação dos condimentos para que os convidados escolham os de sua preferência. As receitinhas são da chef Nanda Lamare, do restaurante Gula Gula, do Rio de Janeiro.
Apimentado
Para um sabor picante, misture três variedades de pimenta, moídas ou em grãos: rosa e do reino, nas versões branca e preta. “Quando trituradas, liberam mais sabor”, explica a chef. Planeje uma mesma porção de cada tipo. Depois, acrescente sal grosso batido. Para cada quilo de sal, utilize pouco mais de 300 g desses condimentos já misturados.
Com alecrim
A quantidade do tempero fica a seu critério. Esquente rapidamente o alecrim em uma frigideira para que exale seu perfume. Depois de frio, junte-o ao sal.
Com gengibre
Fique com a opção desidratada para usufruir de seu sabor, sem ter a umidade da raiz fresca. Para cada quilo de sal, adicione 200 g da erva.
No cesto de fibra natural vão as mantas.