Receita de organização
Quando não há ordem nos armários da cozinha, a rotina pode virar um caos: é a pilha de frigideiras que despenca, a gaveta lotada que trava, os potinhos de temperos que insistem em desaparecer...
A seguir, ensinamos a cartilha básica de uma arrumação impecável. Conheça os preceitos de uma disposição esperta:
De cima a baixo, conheça os preceitos de uma disposição esperta
❚ Utensílios e mantimentos compartilham o mesmo armário? A primeira providência é acomodá-los em prateleiras separadas.
❚ Para ter uma despensa organizada, o segredo é prezar pela visibilidade: “Itens maiores ficam atrás. Os menores, à frente”, ensina a personal organizer Débora Campos. Faltou espaço? Lance mão de um suporte para elevar os pacotes do fundo, a exemplo do Organizador de Dois Andares, da Armys (22 x 40 x 20 cm*, Loja Eu Organizo).
❚ O nicho mais alto é ideal para estocar os alimentos que não precisam ser acessados a toda hora.
❚ Nas prateleiras ao alcance das mãos, guarde o que entra e sai do armário com frequência, como temperos, guardanapos e mantimentos em uso. Cestinhas podem ajudar a separar cada conjunto.
❚ Identifique os recipientes que armazenam alimentos diferentes. Há modelos que já vêm com essa indicação – arroz, feijão, açúcar… –, mas também é possível usar a criatividade e inventar etiquetas charmosas.
❚ Reserve um dos nichos para as travessas e tigelas de louça e vidro – lembre-se de que elas são frágeis e tome cuidado para não exagerar no tamanho das pilhas. Reúna as peças de acordo com o material, o formato e o tamanho.
❚ Quer botar ordem nos potes plásticos? Comece avaliando o estado de cada exemplar. Trincou, furou, derreteu? Desapegue! E saiba que tudo deve ficar destampado, o que poupa preciosos centímetros e evita que o cheiro dos alimentos fique impregnado. Posicionar um recipiente dentro do outro funciona, mas evite escondê-los.
❚ A prateleira mais baixa destina-se aos acessórios pouco usados. Se você faz grandes investidas culinárias diariamente, por exemplo, vale a pena usar o espaço para enfileirar assadeiras e fôrmas. A área ainda pode abrigar panela de pressão e produtos de limpeza para reposição – devidamente acomodados em um cestinho.
Nada de tralhas: só os campeões de uso têm lugar garantido!
❚ Local já consagrado para guardar as panelas, o gabinete embaixo da pia não precisa viver tumultuado. Para manter as desajeitadas na linha, tire as tampas e empilhe um exemplar dentro do outro. As frigideiras ficam reunidas da mesma maneira. Ao fundo, o prático Organizador de Tampas, da Armys (18,5 x 24 x 19 cm, Loja Eu Organizo), oferece uma solução providencial sem ocupar muito espaço. Para completar, aproveite os cantinhos para guardar tábuas de corte.
❚ O jeito mais tradicional de subdividir as gavetas costuma funcionar bem: na primeira, ficam os talheres básicos e, na segunda, utensílios variados para cozinhar e servir – o Organizador de Gavetas (kit com três peças nas medidas 10 x 17 x 6 cm, 17 x 23 x 6 cm e 17 x 37 x 6 cm, Loja Eu Organizo) dá uma forcinha na ordem.
❚ Reserve uma gaveta para panos de prato, toalhas de mesa e aventais e outra para jogos americanos – caso o material permita, enrole-os e prenda-os com um elástico. Rolos de plástico filme e de papel-alumínio também podem ficar ali.
❚ Na gaveta mais ampla, guarde os objetos de maior volume. Os eletroportáteis são boas alternativas, mas evite o excesso de equipamentos!
❚ O módulo aéreo é perfeito para acomodar aparelho de jantar, copos e outros itens usados todos os dias, que devem estar sempre acessíveis. Um truque para ganhar espaço é sobrepor duplas de xícaras e pires.
❚ Há prateleiras abertas? Exiba só o que agradar aos olhos. “Organização é fundamental, mas, se aliada à beleza, fica melhor ainda”, avalia a personal organizer.
❚ Sobre bancadas compactas, a regra é não entulhar. Reserve espaço apenas para o que for indispensável à lavagem da louça, como detergente, esponja e escorredor.
❚ Fixado na parede, o puxa-saco Espacial (Tok & Stok) mantém a confusão das sacolas plásticas sob controle.