Que delícia de recanto no quintal!
Chegou a nossa vez de realizar o sonho da área externa com forno de pizza. Aqui, o segredo do bom orçamento são as peças prontas. Confira as soluções!
Tons terrosos, tijolinhos, móveis de madeira, objetos de ferro, ladrilhos, um bom forno de pizza e churrasqueira. Está criado o clima de fazenda! Para provar que dá para montar um ambiente com tudo isso no quintal, Minhacasa contou com a consultoria do arquiteto paulistano Gustavo Calazans. O desafio proposto ao profissional foi baratear o custo final e agilizar a obra, por isso, quase nada é feito sob medida: itens pré-moldados, entregues prontinhos, são os trunfos do projeto. O resultado? Uma área gourmet com irresistível charme rústico, que vale como uma desculpa para ter os amigos e a família sempre por perto.
Montagem fácil, fácil
❚ Construir churrasqueira, forno de pizza e bancada dá um trabalhão: exige mão de obra especializada – que, em geral, custa caro –, toma tempo e faz sujeira. Para driblar tudo isso, Gustavo especificou elementos pré-moldados de concreto. Além das estruturas próprias para cozinhar, com caixas refratárias completas (1), há três módulos multiúso (2) – dois têm função de armários abertos, apoiados no piso, e o outro teve o tampo recortado e abriga a pia (eles suportam até 200 kg). Apenas o bloco sob o forno, de quina, e a prateleira superior foram feitos na obra. Para dar a impressão de um conjunto monolítico, os encontros e as emendas das peças são disfarçados com argamassa do tipo ACIII, que tem elasticidade e acompanha possíveis dilatações.
❚ Atenção à chaminé: para a fumaça não retornar, os dutos devem ultrapassar o telhado em 80 cm a partir do ponto mais alto, e nunca fazer curvas (a angulação máxima é de 45 graus).
❚ A telhas de visual rústico são de PVC – elas imitam as coloniais, de cerâmica, mas custam bem menos.
Cores que invocam o clima de fazenda
❚ Decoração rústica pede tons terrosos e amadeirados, os primeiros a serem escalados. O verde entra para complementar, também remetendo à natureza; e o amarelo aquece e ilumina a ambientação.
❚ A partir daí, definiu-se a estampa do ladrilho hidráulico, que congrega todos os matizes.
Lazer bem-pensado
❚ Alinhados, churrasqueira (1), pia (2) e forno (3) concentram a área de trabalho de um só lado.
❚ Repare que apenas a região da mesa é revestida com piso frio – o restante é coberto com pedriscos. Para evitar acidentes, os pés das cadeiras devem ficar no mínimo 70 cm afastados das pedras.
O tijolo aparente atrai todos os olhares
❚ Espaço rústico que se preze merece uma parede de tijolinhos! Aqui, Gustavo preencheu uma superfície inteira com peças cerâmicas assentadas com junta seca, ou seja, sem rejuntamento entre elas – mas, se você não abre mão desse arremate, o arquiteto indica um espaçamento de até 10 mm.
❚ Nesse acabamento vai presa uma inusitada prateleira formada por oito blocos de concreto em U. “Gosto de dar novos usos aos materiais. É uma forma de despertar o interesse por coisas que você já tem em casa ou buscar saídas mais econômicas”, diz o profissional. Os blocos foram fixados com argamassa refratária e pintados com pó xadrez.
Revestimentos bem-casados dão o tom acolhedor
1. Ladrilhos hidráulicos enchem os olhos. Como as peças são porosas, é indicada a aplicação de duas demãos de resina própria para esse acabamento, o que o torna mais resistente. As unidades são assentadas com argamassa e possuem junta seca ou rejunte de até 2 mm. Garanta um brilho extra com cera líquida incolor.
2. Pedriscos contornam todo o ambiente, reforçando o ar de campo. Eles podem ser colocados diretamente sobre contrapiso, mas é aconselhável o uso de uma manta bidim por baixo. “Ela dá coesão às pedras, filtra a água e impede que entrem nos ralos”, orienta Gustavo.
3. Madeira também não pode faltar em um projeto rústico! Pensando na resistência à água e à gordura e na praticidade de limpeza, a escolha recaiu sobre um porcelanato com aparência do material natural. O mercado oferece opções variadas, que imitam diferentes padrões amadeirados.
4. Tijolinhos cerâmicos aparentes são uma boa pedida. Estes, exclusivos para revestimento, já são impermeabilizados, mas o fabricante recomenda mais uma demão de hidrofugante à base de água – para a manutenção, reaplique a cada seis meses.
5. Pó Xadrez tinge as paredes e os elementos de concreto. O terracota é resultado do mix de 500 g de vermelho e 250 g de amarelo com cal para pintura, água e cola PVA.
Com direito a hortinha
❚ Do lado oposto ao da churrasqueira – com o intuito de manter distância do calor –, Gustavo planejou um minijardim. As hortaliças vão plantadas em vasinhos acomodados dentro de um caixote decorativo amarelo – com buchas e parafusos, ele se prende à alvenaria, à mesma altura da prateleira verde vizinha: 88 cm do chão. Dali saem diversos temperos para a noite da pizzada ou para o churrasco, como salsa, manjericão e alecrim. Os vasos de barro abrigam um pé de louro, uma pimenteira e uma jabuticabeira.
❚ A decoração, a cargo da repórter visual Juliana Corvacho, foi incrementada com produtos de ferro, madeira e cerâmica. Foi ela também quem escolheu o conjunto de mesa e cadeiras com pintura branca. “Tudo para iluminar e conferir delicadeza à ambientação”, justifica.
❚ Mais contemporâneos, os pendentes de alumínio propõem uma contraposição. “Todo mundo tem o direito de gostar de vários estilos, por isso é permitido misturar. Mas, claro, as coisas devem se relacionar e ter um fio condutor. É preciso saber costurar e, nesse caso, a linha é a cor das peças”, diz o arquiteto.