Qual opção gasta mais água: chuveiro elétrico ou ducha com aquecimento a gás?
Chuveiros elétricos têm baixa vazão de água, uma vez que sua resistência não tem capacidade para aquecer grandes volumes. Já duchas alimentadas por sistema de aquecimento a gás não apresentam essa limitação
O principal vilão do desperdício gerado pela ducha é o tempo que a água quente demora a percorrer do aquecedor até a saída do jato. “Ao abrir o registro e esperar o aquecimento, estima-se que vão pelo ralo cerca de 6 litros”, afirma a engenheira e designer Liliana Zenaro, de São Paulo. Por esse lado, o chuveiro é mais econômico. “Ele tem uma resistência interna que esquenta o banho instantaneamente”, explica.
Mas, se optar pelo sistema a gás, essa questão pode ser resolvida com equipamentos do tipo flex. “Eles aquecem essa primeira leva de água por meio de uma resistência, até que chegue a quente. Aí, o sistema elétrico desliga automaticamente”, diz Alexandre Tambasco, da Lorenzetti. Em relação à vazão, normalmente, ela é menor nos chuveiros – tudo depende do produto e da pressão da água em casa. Por isso, analise todos os fatores antes da compra e coloque os gastos na ponta do lápis.