O mosaico de ladrilhos hidráulicos tem um quê das criações do artista plástico carioca Athos Bulcão (1918 – 2008), famoso por seus trabalhos em azulejos que estampam muitas das obras do arquiteto Oscar Niemeyer. “Acho interessante buscar referências atemporais como essa, de grande valor estético, para fazer composições geométricas”, comenta o arquiteto José Luis Favaro.
❚ Para chegar a este resultado, ele colocou as peças no chão e foi montando e desmontando diversos desenhos, até chegar a um conjunto atraente. Depois, foi só assentá-las na ordem – a dica para não se perder nessa hora é numerar o verso de cada plaquinha.
❚ Os ladrilhos usados têm apenas duas cores: laranja e cinza. “Em geral, recomendo combinar sempre um tom neutro com outro mais quente. Casamentos mais coloridos podem causar um impacto grande demais e desnecessário na ambientação”, orienta.
Tangram de 42 peças
❚ Favaro escolheu três modelos de ladrilho para compor o painel: peças inteiramente cinza (quatro unidades), peças inteiramente laranja (quatro unidades) e bicolores (34 unidades) – estas últimas podem ser invertidas para obter mais uma opção de montagem.
❚ “A dica é trabalhar a disposição das placas buscando conquistar o mesmo peso em toda a extensão. O desafio é chegar a uma composição que faça o olhar percorrer tudo com o mesmo interesse”, ensina o arquiteto.