Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Obra digna de artista

O banheiro ganhou uma atmosfera mais moderna e iluminada

Por Texto: Mônica Torres / Reportagem visual: Célia Mari Weiss
Atualizado em 19 fev 2020, 14h18 - Publicado em 28 ago 2015, 09h00

Artesã nas horas vagas, a bibliotecária Raquel Lima, de São Paulo, vivia com um caderno no qual juntava ideias e referências visuais que pretendia utilizar de algum modo no futuro. Assim que comprou seu primeiro apê, decidiu aproveitar algumas delas para deixá-lo mais bonito. Sem ajuda de arquiteto, ela recorreu às anotações para repaginar os ambientes do imóvel – a começar pelo banheiro, que ganhou uma atmosfera mais moderna e iluminada. E a reforma do apartamento não deve parar por aí: a moça já tem um novo caderninho, recheado de sonhos de decoração.

Mistura de estilos sem pesar o visual

❚ Inspirada por recortes pinçados de revistas estrangeiras, Raquel elegeu placas cerâmicas brancas e retangulares, assentadas em fileiras com posições desencontradas até a altura de 1,80 m em todas as paredes. “Me encanta o ar retrô dessas peças. Escolhi um rejunte cinza para valorizar ainda mais a disposição”, conta. O resultado agradou tanto que a mesma formatação foi adotada na cozinha. 

❚ Para o piso, a ideia inicial era usar ladrilho hidráulico. Mas a moradora acabou optando por um porcelanato que imita o revestimento – apesar de terem preços similares, a facilidade de manutenção do segundo falou mais alto. 

❚ Tirando proveito de seus dotes, a artesã preferiu fazer ela mesma a cortina do boxe. A decisão de não fechar a área do chuveiro com vidro tem um bom motivo: Raquel planeja instalar uma banheira ali. 

❚ Outra escolha atípica foi dispensar o gabinete. “Acredito que o banheiro seja um espaço restrito para a higiene”, considera a moradora, cujos itens cabem em uma cestinha de palha colocada junto à janela. Dessa forma, em vez do móvel, são um toalheiro e um deque que ocupam o espaço sob a pia, trazendo ao ambiente um ar ainda mais leve e despojado. 

Continua após a publicidade

❚ Completam o projeto objetos garimpados na região da rua 25 de Março, famoso centro de comércio popular na capital paulista, e o espelho, trazido da antiga casa de Raquel.

Tela pronta para criar

Continua após a publicidade

❚ Não foi preciso alterar a disposição de pia, vaso e chuveiro, já que os 4 m² de área garantem espaço para a circulação.

❚ Bem posicionada, a janela (1) traz luz natural e ventilação.

Fotos: Luis Gomes

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.