Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

O apartamento ganhou um quintal na varanda

A sacada do apê virou um refúgio que combina suas grandes paixões: boa música e aperitivos, para a família e para as cachorras.

Por Fotos Luis Gomes Atualizado em 19 fev 2020, 13h12 - Publicado em 12 jan 2017, 14h55

Durante 37 anos, morei com minha esposa e nossas duas filhas em uma casa. Cansados da região e com as meninas independentes, percebemos que era hora de mudar para um apartamento. A maior dificuldade foi abrir mão da gostosa área externa que possuíamos, por isso a escolha do novo imóvel dependia completamente de um fator: encontrar um endereço com um terraço aconchegante. Esta varanda, de 7,55 m², foi amor à primeira vista. Concluímos o negócio há seis meses e uma das primeiras providências foi mandar fechar o ambiente com vidro temperado para aproveitá-lo melhor. Hoje, aqui é meu retiro, onde passo os finais de tarde, sozinho ou com a família, bebericando e curtindo a vista. Mas não sou o único dono do pedaço, pois parte dele é território das minhas cachorras, Chica e Antonia [foto], companheiras fiéis de todos os dias.”

Soluções do morador aperfeiçoam o espaço

O ambiente do tipo corredor (1,40 x 5,40 m) ganhou duas cadeiras confortáveis, uma mesinha e um armário. “Nele, tenho tudo à mão, como bebidas e aperitivos, e não preciso me levantar e ir até a cozinha para pegar nada”, conta Jairo.

Esse móvel deu o que falar: após muitas visitas a lojas, o proprietário não encontrou o que imaginava e decidiu esboçar um projeto, entregue a um marceneiro da região. A peça de 1,05 x 0,60 x 1,80 m* ficou perfeita para as necessidades. Atrás das portas superiores, estão protegidos os copos e as garrafas, enquanto os módulos abertos exibem o aparelho de som – para curtir música e ouvir jogos de futebol -, a adega e o frigobar de estilo retrô, presente das filhas. Já a gaveta estreita da lateral armazena salgadinhos.

Folhas de vidro independentes fecham a varanda do chão ao teto. É possível girá-las a 90 graus, abrindo apenas uma área ou todo o vão. 

Continua após a publicidade
Publicidade