Na cozinha, bate o coração da casa
Há 28 anos, este é o cômodo preferido do casal de Colombo, PR, mas estava na hora de modernizá-lo para ganhar conforto e acomodar melhor as visitas. Roupa nova e uma mesa generosa deram conta do recado!
Apesar de ser o ambiente mais frequentado por Osmar Vieira, diácono da Arquidiocese de Curitiba, e por sua esposa, Cirley, a cozinha implorava por uma reformulação. “O layout tinha sido mal distribuído, havia azulejos soltos e móveis que não conversavam”, conta a designer de interiores Erica Gonçalves, contratada para mudar esse cenário.
Depois de três meses de obra, os acabamentos atuais e um mobiliário caprichado deixaram tudo em ordem e na medida para receber mais gente. “A Cirley é uma cozinheira de mão cheia, e a mesa fica com lotação máxima de amigos e familiares que vêm provar os quitutes dela e jogar conversa fora”, orgulha-se o marido.
SAI A JANELA, ENTRAM MUITOS ARMÁRIOS
❚ A maior mudança veio com a remoção da esquadria que ficava acima do fogão. “Ela era voltada para uma área coberta de churrasqueira e estava sempre fechada. Por isso, decidimos excluí-la, abrindo espaço para armários sob medida”, conta Erica. Para tanto, bastou retirar o caixilho, fechar a alvenaria com tijolos e cobri-los com o mesmo revestimento do restante do ambiente. E tudo foi feito sem comprometer a iluminação: para compensar, entrou em cena um belo projeto luminotécnico, com pontos de luz dimerizáveis embutidos no gesso e nos móveis.
❚ De ponta a ponta, a parede foi aproveitada com marcenaria e uma bancada de granito de 2,45 m – instalados cooktop e cuba, ainda restou uma grande área livre de trabalho.
❚ Para ficar mais moderna, a cozinha ganhou porcelanato brilhante no piso e nas paredes. Móveis amadeirados aquecem o visual e garantem um toque de aconchego.