Meu canto preferido: Quarto acolhedor com tons neutros
Para valorizar o ambiente de que mais gosta no apartamento onde vive com a família, em Fortaleza, o pedagogo Clovis Junior investiu em marcenaria e renovou a decoração com detalhes bem pensados de organização e aconchego.
Sou admirador da arte, da arquitetura e do design, e me encanta a ideia de que a decoração pode personalizar um espaço. Dessa paixão surgiu a inspiração para criar meu canto favorito, o quarto, que tem 3,50 x 2,60 m. Apesar de pequeno, ele é importante, pois aqui descanso e recarrego as energias para o dia seguinte. Há uns quatro meses, realizei algumas mudanças com a intenção de deixá-lo mais funcional e agradável. A primeira delas foi trocar a cor: o ambiente era todo branco, sem vida nem identidade. Escolhi tons neutros, porque trazem tranquilidade e conforto, sensações bem-vindas nesse tipo de cômodo. Também investi em uma estante, que fez do lugar meu home office. E, com o ventilador de teto, o espaço fica fresco, mesmo sendo sempre tão quente em Fortaleza.”
(Esta seção é sua! Poste fotos e sua história na seção Meu Canto Preferido e – quem sabe? – você não aparece aqui no próximo mês?)
Truques com papel
- A fim de quebrar a brancura, uma das paredes recebeu pintura no tom Castanho Ribeirinho (ref. 30YY 62/127), da Coral.
- A cama box de casal foi encostada na lateral, de modo a parecer uma chaise longue.
- “Como não existia cabeceira, colei uma faixa de papel de parede, que cumpre essa função”, diz.
- Os quadros acima da cama são obra de Clovis, que emoldurou recortes de papel de presente. “O resultado ficou bonito e econômico – aliás, põe baixo custo nisso!”
- O guarda-roupa em perfeito estado não precisou de substituição nem de reparos. Teve somente os puxadores trocados por modelos niquelados, para combinar com os da estante
Móvel cheio de funções
- Para aproveitar a metragem reduzida do quarto (9,10 m²), o morador encomendou uma estante multiúso (1,80 x 0,50 x 2 m*) de MDF com acabamento branco.
- Os nichos laterais exibem adornos, entre eles uma coruja: “Ela simboliza a sabedoria dentro das áreas em que atuo, a pedagogia e a educação social”.
- A estante abriga uma bancada de trabalho com computador – o teclado ocupa a prateleira deslizante, enquanto a CPU fica camuflada no módulo inferior, à direita da cadeira. “Aqui estudo e leio sobre decoração e design”, conta Clovis.
Fotos Kleber Gonçalves (CE)