Melhor cobertura para a área gourmet
Pergolado de madeira com vidro ou um telhado com peças cerâmicas tradicionais? Veja as dicas dos especialistas!
Estou na dúvida se vale mais a pena construir um pergolado de madeira com vidro ou um telhado com peças cerâmicas tradicionais, levando em conta peso, custos e iluminação natural. – Lia Requena, Jacareí, SP
O primeiro critério a ser analisado é o peso: “Uma estrutura de concreto armado pesa 2,5 vezes mais do que uma de madeira”, aponta Alan Dias, engenheiro calculista da empresa paulistana Carpinteria. “Para garantir a segurança da construção, é fundamental que um profissional vá até o local avaliar as condições e atestar se a edificação comportará a nova carga”, alerta o engenheiro Ênio Padilha, de Balneário Camboriú, SC.
Em relação ao custo, tudo depende dos materiais escolhidos, mas, de forma geral, um telhado com pilares de concreto armado e peças cerâmicas sai mais em conta do que um pergolado de eucalipto com vidro ou policarbonato.
Já as grandes vantagens de optar pela estrutura de madeira são a limpeza da obra e a rapidez na montagem: “Em média, duas semanas”, afirma Alan. Em contrapartida, a construção com concreto pode levar até dois meses. Em relação à iluminação natural, o pergolado é imbatível – porém, se você optar pelo telhado, é possível acrescentar uma ou outra telha de vidro a fim de permitir a passagem pontual da luz.