Feminino e atual, na medida certa
A arquiteta tomou conta da reforma, e a moradora, da decoração. Assim, os 47m² se encheram de personalidade
Ela nasceu em Niterói, morou quase toda a vida em Salvador, mas foi em São Paulo que decidiu criar raízes. A gerente de vendas Aline Neves comprou seu tão sonhado apartamento na capital paulista. Encomendou o projeto de reforma que incluiu marcenaria, iluminação e acabamentos – à arquiteta Cristiane Dilly. “Tudo em que pensamos, até os puxadores embutidos dos armários, foi para fazer o espaço render”, conta Cris. Já a decoração ficou nas mãos da própria Aline, que incutiu personalidade em cada detalhe. Cores suaves e estampas graciosas ditam o tom acolhedor.
Uma parede a menos libera espaço
– A divisória entre a cozinha e a sala de jantar foi ao chão, dando lugar a um balcão de madeira. Ele cumpre duas funções: armário de um lado e aparador do outro. Integradas, as áreas ficam mais amplas.
Conversa entre novo e usado
– Cris Dilly projetou uma mesa retangular de vidro para o jantar. No entanto, Aline preferiu economizar usando o modelo redondo, de madeira, do endereço anterior. A troca ficará mais para a frente.
-A moradora também escalou as cadeiras de madeira maciça que já tinha, renovando o estofamento com uma charmosa estampa floral.
– Os móveis reaproveitados interagem com a marcenaria planejada. Entre os itens novos, o garrafeiro com 17 vãos, encontrou um espacinho bem prático na lateral da geladeira.
A cozinha é repleta de boas ideias
-Por causa da metragem diminuta, restou à marcenaria fazer bom uso de cada cantinho. O ambiente conta com práticos gavetões sob a pia e o cooktop, garrafeiro lateral, gabinete sob o balcão, armário suspenso e outro, alto, na parede oposta à da bancada.
-Uma película adesiva translúcida nas portas de vidro que isolam a lavanderia deixa a luz natural entrar na cozinha. Os acabamentos acentuam a claridade.
Detalhes e acabamentos caprichados deixam a área social confortável e cheia de charme
-Recortes simétricos no teto criam unidade visual nas salas de jantar e estar. Para obter esse efeito, o forro teve de ser rebaixado com gesso. Lâmpadas dicroicas embutidas garantem iluminação suave.
– Manter a TV suspensa foi a solução para ganhar espaço no rack (2,25 x 0,40 x 0,60 m). Os mimos exibidos em nichos e prateleiras imprimem no visual a personalidade de Aline.
– O piso laminado de cor clara aplicado em todos os ambientes secos. À frente do sofá, o tapete de sisal aquece a área.
Mescla de branco e azul
– Para melhor usar o espaço, a arquiteta substituiu a antiga banheira de alvenaria por um chuveiro com boxe. Também embutiu nichos na parede para os itens de banho e projetou um gabinete sob a pia.
– O grande destaque no banheiro são as pastilhas de vidro azuis que cobrem a bancada de gesso acartonado e a maior parede da área molhada. A base branca valoriza a cor forte do revestimento.
-No piso e nas demais paredes do boxe, foi assentado porcelanato branco. A iluminação é composta de dicroicas.
Delicadeza e praticidade no quarto
– O ambiente deixa pouca área para circulação. Por isso, Cris Dilly projetou dois módulos nas laterais da cama, que vão do chão ao teto – eles emolduraram o móvel, dispensando a cabeceira e oferecendo luz embutida e uma pequena área para apoiar copos e livros. A parede ganhou um delicado tom lilás.
– A cama box de casal é do tipo baú, que abriga edredons e lençóis. Entre as janelas e a cama, Aline encaixou uma mesinha redonda.
Marcenaria eficiente
– Para acomodar roupas, sapatos e demais pertences, a arquiteta desenhou, para o armário planejado, sapateiras deslizantes, gavetas generosas e portas de correr.
– O espaço acima da porta também ganhou função: um armário suspenso para os itens do enxoval.