PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

5 sugestões para valorizar os ambientes integrados

Confira as principais soluções do arquiteto Neto Porpino para valorizar seus ambientes integrados de estar e jantar, na mostra Decora Etna, em São Paulo

Por Texto: Daniella Grinbergas | Foto: Neto Porpino
Atualizado em 19 fev 2020, 12h37 - Publicado em 15 Maio 2017, 22h00
Elegância se faz assim  (Neto Porpino/)
Continua após publicidade

1. ARRANJO DE IMPACTO!

Ao pensar na disposição dos quadros, que ocupam uma área importante na parede, Neto não seguiu uma ordem lógica. “Comecei pela obra maior e fui distribuindo as demais, de tamanhos variados. A única regra foi manter o espaçamento de 4 cm entre elas”, conta. A composição é finalizada com um trio de pratos coloridos, perto da quina.

2. TAPETE EM DOSE DUPLA

Encontrar a peça perfeita, com as medidas e cores que você deseja, é uma tarefa árdua. Aqui, a saída do arquiteto foi casar um modelo azul-petróleo (Mia, de 1,50 x 2 m. Etna) – muito próximo ao tom do bufê – com outro em cinza-claro. Como os tapetes são de poliéster com fibras altas, o encontro deles fica imperceptível. A mesinha de centro vai estrategicamente posicionada nesse ponto.

3. LUMINÁRIAS EM DESTAQUE

Continua após a publicidade

Um trio de pendentes de madeira valoriza ainda mais o canto do jantar. O jogo de alturas é pautado pela cúpula do mais baixo (que fica a 70 cm do tampo) – os outros dois se alinham pelo topo dela. ”Vazadas, as peças agregam leveza. E as lâmpadas têm potência baixa, então, mesmo visíveis, não ofuscam quem está sentado”, diz Neto.

4. PINTURA DIFERENCIADA

Para ressaltar as paredes, Neto brincou com duas cores: uma neutra e outra em tom bordô: “A grande faixa escura central funciona como um painel, afastado 20 cm do chão, com 1,90 m de altura”, relata. A tinta Veludo Escarlate, ref. 54RR 09/276, da Coral, foi eleita por ser forte, mas não intensa – uma tonalidade mais vibrante poderia causar a sensação de agitação, inadequada para o ambiente.

Continua após a publicidade

5. MÓVEIS CLÁSSICOS NO JANTAR

Peças de design consagrado nunca saem de moda, e a parceria das famosas mesa Tulipa (de Eero Saarinen) com as cadeiras Eames (de Charles e Ray Eames) sempre funciona! “Aqui, os móveis branquinhos caíram muito bem e ganharam ainda mais destaque por causa das cores marcantes da decoração”, afirma o arquiteto.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.