Faltava um espaço para preparar café e lanches na sala comercial que abriga o escritório L-Arki, da designer de interiores Fernanda Torricelli e das arquitetas Marília Bettin e Erika Lavorato, em Jundiaí, SP. “Por outro lado, não havia necessidade de ter dois lavabos ”, diz Fernanda. A solução? Transformar um deles em copinha! Contrariando o velho ditado sobre espeto de pau em casa de ferreiro, o projeto não deixa nada a desejar em relação aos que o talentoso trio cria para seus clientes – reúne visual caprichado e uma boa sacada para aproveitar a limitada área.
Rearranjos em 2,45 m²
Sem o vaso, a nova bancada pôde se estender por toda a parede. O dente na alvenaria foi oculto pela marcenaria – os nichos ali posicionados ficaram com apenas 20 cm de profundidade.
Manter e repaginar
As sócias preservaram o piso original – cerâmica com visual de cimento queimado. A retirada do vaso exigiu a instalação de uma placa a mais, encontrada dentre as sobras guardadas pelo condomínio. “Queríamos um pouco de cor”, diz Fernanda. Assim, elas criaram estampas imitando ladrilho hidráulico e mandaram imprimir adesivos, colados um a um sobre os azulejos brancos. A bancada, as prateleiras e o módulo aéreo se sobrepõem no encontro das paredes, o que poupa preciosos centímetros.