Decore a casa com corações

Os românticos adoram e tem que ache o cúmulo do brega. Por mais que a imagem do coração divida opiniões, estas propostas feitas à mão merecem a sua atenção.

Depois da cruz cristã e da lua crescente do islamismo, dizem que o coração é o símbolo mais reconhecido no mundo. Mas, apesar de ser usada desde a Antiguidade com significados como coragem, virilidade e eternidade em diversas culturas, a figura do ❤ parece só ter sido associada ao amor na Idade Média, quando os cavaleiros das Cruzadas levaram para a Europa a noção de adoração a uma mulher. Com o tempo, a imagem apenas se fortaleceu. E, se a palavra “decorar” é resultado da fusão dos termos em latim decus (enfeitar) e cor (coração), nada melhor que incluir esse ícone universal na ambientação, ainda mais quando se trata de ideias inventivas, baratinhas e simples de serem reproduzidas.

Cinco estampas de papel para scrapbooking compõem um imponente coração seccionado (61 x 61 cm). Na medida padrão de 30,5 x 30,5 cm, cada folha (Scrap Sampa) foi cortada em quatro triângulos de mesmo tamanho. As figuras foram fixadas com fita dupla face diretamente na parede, de baixo para cima. A dica é abusar das padronagens, dando atenção à harmonia de cores. Aqui, fugimos dos tradicionais rosa e vermelho.

Sobre a cama, as almofadas dão o tom: branca com flores bordadas (50 x 50 cm, Ôoh de Casa), peça de tricô com fundo amarelo (45 x 45 cm, Dali Casa) e modelo listrado com aplicações (50 x 50 cm, Damadah).

Materiais inusitados também podem adquirir o conhecido formato. Distribuídos em uma placa de MDF (50 x 50 cm, Siderart), preguinhos desenham o contorno. Tudo foi tingido de látex PVA branco. Depois, os pontos foram ligados com lã (Cril, 40 g, cor 030, Texin, Bazar Santa Bárbara) – um nó arremata o fio, bem esticado. Sobre a cama, as almofadas dão o tom: branca com flores bordadas (50 x 50 cm, Ôoh de Casa), peça de tricô com fundo amarelo (45 x 45 cm, Dali Casa) e modelo listrado com aplicações (50 x 50 cm, Damadah).

O truque pode ser aplicado em qualquer modelo – é só recortar os desenhos em uma folha de papel e prendê-los no interior do envoltório de material translúcido com fita dupla face. Mas nem só o coração insinua o romantismo: a capa de almofada Love (30 x 40 cm, Tok & Stok) revela a inscrição “amor” estampada em inglês.

As recordações trazidas de viagens podem ganhar a parede em um arranjo repleto de significado. Grudados à superfície com fita dupla face, bonequinhas de tecido, leques de palha, peixes de madeira, colheres de pau e outros itens artesanais preenchem o conjunto de 60 x 65 cm, que apresenta como elemento dominante imagens do Espírito Santo (Depósito Kariri). O trabalho inicia pela borda, para depois se completar a área interna.