De largado a descolado
Vale a pena manter um banheiro de empregada sem uso? Depois de se fazer essa pergunta, a designer de São Paulo não pensou duas vezes e, assim, seu apê ganhou um lavabo no capricho para atender as visitas
Além de promover o cômodo de serviço a banheiro social, a designer de interiores Renata Marré aproveitou a oportunidade para fazer uma repaginação total. Afinal, nada no ambiente a agradava – da cerâmica à pia, todos os elementos tinham uma carinha de ultrapassados. “A decoração no restante do apartamento é toda contemporânea, então a ideia foi usar as mesmas referências no lavabo”, diz ela, apontando como exemplo de unidade visual a bancada de concreto – o acabamento com aparência de cimento queimado, conquistado com a aplicação de um revestimento chamado Tecnocimento, é o mesmo usado em outra bancada que já havia na sala. Mas coerência com o estilo dos demais espaços não foi a única preocupação da designer, que buscou também criar um projeto iluminado, equilibrado e prático.
Tudo sempre às claras e em harmonia
❚ A cerâmica que cobria as superfícies – e escurecia o ambiente – foi retirada. Depois de niveladas, as paredes foram tingidas de branco, assim como o teto. “Quis tirar máximo proveito da claridade natural, e nenhuma cor reflete luz com tanta competência quanto o branco, que ainda traz amplitude e leveza”, afirma a designer.
❚ A fim de estabelecer um visual uniforme, o piso recebeu o mesmo revestimento cimentício que cobre a bancada. “Além de bonito, é prático e de fácil aplicação”, justifica.
❚ O novo espelho tem a largura da cuba retangular, criando uma linha vertical paralela à coluna no canto do cômodo. Além disso, sua moldura preta forma uma composição com a dupla de quadros ao lado.