Ao derrubar metade de uma parede e juntar a sala e a cozinha deste apartamento paulistano, os arquitetos Cristina Ferraz e Patrício Aravena, do escritório Aravena Ferraz, elegeram soluções econômicas. “Reformamos os armários de laminado e reaproveitamos as bancadas de granito”, diz Cristina. A tinta epóxi substituiu os azulejos e o piso de porcelanato cobriu toda a área.
FOTOS MARCOS LIMA
❚ A área de serviço foi camuflada durante a reforma . “Ela foi fechada por vidros fixos nas laterais e por portas de correr de vidro temperado com película jateada”, explica a arquiteta Daniela Carile, coordenadora da obra. Assim, a luz que vem de fora chega à cozinha
FOTOS MARCOS LIMA
❚ Uma bancada de MDF branco integra os ambientes, agora uniformizados com o mesmo piso: placas de porcelanato, em lugar da madeira e da cerâmica originais. O recorte em L no forro de gesso recebeu lâmpadas fluorescentes, ocultas por placas de vidro. Como tudo é bem clarinho, o contraste vem da parede vermelha, que aquece os espaços (tinta acrílica acetinada Coral, ref. Vermelho Vitoriano)
FOTOS MARCOS LIMA