Corredor com cara de jardim
Por ser uma entrada secundária da residência, a passagem não era valorizada como deveria. Até que a moradora teve a ideia de fazer ali um canto verde, que logo virou o xodó dos proprietários e dos convidados
O acesso lateral é estreito, mas nem por isso merecia ficar esquecido. Então a artista plástica Vilma Percico pediu ajuda ao arquiteto Bruno Percico, de Campinas, SP, para montar um jardim de inverno que incrementasse a área e, de quebra, virasse um espaço de relaxamento. “O pergolado de madeira foi o ponto de partida, dando o ar rústico mas sofisticado”, diz o profissional. Aí, foi só caprichar na decoração e na escolha das plantas para fazer surgir o corredor mais querido da casa.
Elementos naturais dão o tom
• Estrela do projeto, o pergolado é formado por vigas e pilares de cedro rosa fixados na alvenaria e no piso de pedra, e coberto por placas de vidro temperado de 10 mm (Central de Construção, R$ 820 o m² com vidro). “O teto é incrível! Ele preserva a claridade no interior da casa e, ao mesmo tempo, protege das intempéries”, comemora Vilma.
• Abusar da madeira garantiu o estilo rústico. Ela também está presente no banco e no aparador de demolição, assim como no ripado que separa esse ambiente da área gourmet, deixando-o ainda mais intimista.
• A escolha das plantas levou em conta a aclimatação: “Pegamos as que se adaptam à meia-sombra, como columeia, peperômia, véu-de-noiva, comigo-ninguém-pode e lírioda- paz”, pontua a moradora.