PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Certo e errado: plantas dentro de casa

Elas trazem frescor aos ambientes, mas precisam de luz natural, ventilação e hidratação adequadas. Como o habitat das plantas é ao ar livre, nem todas toleram a mudança para áreas fechadas, lembra a paisagista Claudia Muñoz, de São Paulo. Conheça alguns requisitos para fazer a escolha correta.

Por Texto Cecilia Arbolave / Reportagem Visual Tatiana Guardian / Fotos Marcos Lima
Atualizado em 19 fev 2020, 13h40 - Publicado em 9 dez 2016, 08h23
Certo e errado:plantas dentro de casa (Fotos Marcos Lima/)
Continua após publicidade

Errado: O cacto mandacaru (Cereu jamacaru) e a suculenta echeveria (Echeveria sp) não são adequados à área mais úmida da casa. “Ambos armazenam água, então apodrecem com o vapor do chuveiro”, diz a arquiteta paisagista Claudia Diamant, de São Paulo.

Certo: A orquídea chuva-de-ouro (Oncidium sp), natural de locais sombreados, é mais apropriada. “É leve e alegre, mas não gosta de excesso de água, então evite regá-la demais”, recomenda Claudia. Basta uma vez por semana.                   certo-e-erradoplantas-dentro-de-casa11         Fotos Marcos Lima

Errado: “É fácil se encantar com espécies bem floridas e trazê-las para o interior da casa, mas são poucas as que aguentam”, diz a paisagista Claudia Muñoz. “A primavera , por exemplo, é uma trepadeira que necessita de muito sol e água. Depois de dez dias em ambiente fechado, vai começar a murchar.”

Certo: Para áreas internas, sempre eleja espécies de sombra ou meia-sombra, como a iuca, o lírio-dapaz, o pacová e a ráfis. Elas não tomam sol ou precisam de apenas três ou quatro horas de luz natural diárias. A palmeirinha-bambu (Chamaedorea erumpens) é propícia para áreas de sombra, por isso está liberada. “Coloque-a perto da janela para ter ventilação e claridade. Regue duas vezes por semana: como o vaso não pega sol, a terra acumula água.”

Posso ter vasos no quarto?

Continua após a publicidade

Os paisagistas não aconselham. “É uma questão de higiene: além de o ambiente acumular muito pó, a planta pode conter algumas praguinhas, como o pulgão e a cochonilha”, explica Claudia Muñoz, da Linea Paisagismo. Aliás, se isso acontecer, resolva na hora: passe um pano ou corte a folha doente. E, se não abrir mão de um verde no quarto, opte por uma jarra com flores naturais. “As plantas liberam dióxido de carbono à noite, e não é saudável compartilhar o espaço com esse gás”, acrescenta Claudia Diamant, do escritório Arquitetura da Paisagem. “Prefira, portanto, colocá-las no terraço do quarto, se tiver um”, recomenda.

As espécies levam as denominações popular e científica dadas pelas profissionais. Devido à enorme proliferacão de plantas híbridas, é impossível garantir a total correção dos nomes.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.