CLIQUE E ASSINE A PARTIR R$ 6,90/MÊS

Apê de 25 m² estiloso e confortável

Morando sozinha na capital paulista, a advogada Fernanda Pini optou por alugar este flat com mobiliário prático e charmoso, que tem tudo a ver com seu estilo de vida

Por Minha Casa Digital / Fotos: Gabriel Arantes Atualizado em 19 fev 2020, 13h10 - Publicado em 26 jan 2017, 08h00

“Quando entrei neste imóvel, me encantei à primeira vista. Embora a área seja pequena, é muito bem aproveitada, garantindo espaço para tudo o que é necessário. E a decoração, clean e jovial, parece ter sido encomendada por mim”, conta Fernanda. O flat foi alugado com a ambientação já pronta, assinada pela arquiteta Andrea Del Monaco, contratada pelo primeiro proprietário para realizar o projeto de interiores. A fim de driblar a metragem escassa e proporcionar a sensação de amplitude, a profissional combinou vários recursos, como o uso predominante de cores claras nos acabamentos e móveis compactos. “A marcenaria, projetada sob medida, é a grande sacada da proposta”, diz Andrea.

Tudo claro e leve para ampliar

❚ Desenhada por Andrea, a estante de MDF (1 x 0,20 x 2,20 m*) com nichos vazados acomoda alguns objetos e divide ambientes sem bloquear a visão e a luz. As duas gavetas organizam a papelada. 

❚ A mesa de refeição, também com desenho da arquiteta, tem base de alumínio e tampo de vidro para conferir leveza (Simone Capato Vidros). “O principal desafio, ao elaborar o projeto de um apartamento pequeno, é otimizar o espaço sem poluir o visual”, conta. 

❚ Tonalidades claras, presentes nos móveis e no piso de laminado de madeira, parecem deixar o ambiente maior e, ainda, acentuam a luz natural. 

❚ Cores escuras em pontos estratégicos também são bem-vindas. Nas paredes atrás do sofá e da cama, o tom da tinta (Marrom Autêntico, ref. 60YR 09/086, da Coral) aquece o espaço.

Limites bem definidos 

❚ Originalmente, o estar e o quarto eram totalmente integrados, compondo uma área única. Para estabelecer privacidade na área de dormir, a arquiteta propôs a criação de uma parede de drywall (1) dividindo os dois ambientes. “Acho fundamental essa separação, pois, assim, posso receber os amigos sem ter a impressão de que estão batendo papo dentro do meu quarto”, diz a moradora.

Continua após a publicidade

Áreas integradas e com privacidade garantida

❚ Um espelho lapidado cobre a lateral do guarda-roupa. “Com esse recurso, o quarto ganha amplitude, e o reflexo desvia a atenção do ambiente íntimo, pois não há porta no cômodo”, explica a arquiteta. 

❚ Para arrematar a cama box (1,60 x 1,90 m), optou-se pela cabeceira de MDF com frisos. Os criados-mudos, revestidos de lâminas de madeira wengé, são fixados diretamente na peça, economizando espaço. Sobre eles, apenas o essencial: moringa (Coroa Dourada) e despertador, ambos da Camicado, e luminária (Posh) da Tok & Stok. 

❚ Na bancada de MDF (2,50 x 0,45 x 0,70 m) sob a janela do quarto, a moradora acomoda os sapatos e outros acessórios, além de livros.

Cozinha e banheiro: planejados na medida para funcionar bem

❚ A minicozinha, onde Fernanda prepara refeições rápidas, é um exemplo de aproveitamento inteligente do espaço. Instalada junto à parede, ao lado da porta de entrada, ela é definida por duas colunas constituídas de armários suspensos e eletrodomésticos. Para não pesar visualmente, os módulos altos ganharam portas de vidro fosco. Frigobar, forno e micro-ondas dão conta das necessidades da moradora. Abaixo da prateleira do forno elétrico, há uma prancha retrátil para apoio extra. 

❚ “Como a cozinha fica exposta à sala, é importante manter tudo sempre em ordem”, diz a autora do projeto. 

❚ Detalhe de impacto, as pastilhas de vidro cristal preto junto à pia contrastam com a marcenaria. 

❚ O espelho do banheiro ocupa quase toda a parede, tocando o teto: uma maneira de criar a impressão de que o espaço é maior. “Também dá um toque de requinte”, revela a arquiteta. 

❚ Uma bandeja colorida sobre a bancada (Boutique de Achados) deixa cosméticos e perfumes à mão de forma graciosa e organizada.

Continua após a publicidade

Publicidade