Apartamento de 62 m² cheio de ideias para aproveitar espaço
Assim que receberam as chaves do apartamento adquirido na planta, o jovem casal, encarou a reforma que fez do espaço a morada perfeita
A enfermeira Andressa Contrera Reis e o engenheiro José Reis não perderam tempo ao providenciar as mudanças imaginadas para o apartamento em Santo André, SP. Além de incluir itens que faltavam, como armários e piso nas alas social e íntima, os jovens proprietários tinham lá suas aspirações: “Mesmo em uma área pequena, queríamos as comodidades de que desfrutávamos nas casas de nossos pais”, conta Andressa. Seu irmão, o arquiteto Marcos Contrera, abraçou o projeto, que envolveu poucas – porém estratégicas – alterações na planta, como a substituição de uma porta por um modelo de correr e a união de dois quartos. Quando chegou o casamento, oito meses depois, o casal tinha à espera um lar moderno, com uma base de tons claros, a pedido da moça, e com toques de cor inspirados no time de futebol do rapaz, o São Paulo.
O terraço traz luz natural para a ala social
O sofá de linhas retas, revestido de ultrasuede, e o tapete de couro preto expressam a modernidade da sala. Para a área de refeições, o arquiteto indicou uma mesa redonda, de vidro, que os moradores decidiram associar a cadeiras de couríssimo preto. Cadeiras de jantar estão fora de linha. Opção: Vinca korissimo. Etna
Um laminado decorativo de tom amadeirado reveste o painel (2,40 x 1,16 m) da TV e compõe um fundo discreto para o rack de MDF laqueado. Ambos ainda mantêm escondida a fiação dos equipamentos. Com 2,70 m de altura, o pé-direito foi rebaixado em 15 cm por um forro de gesso, estrutura que acomodou a instalação das luminárias. Tapete de couro: mede 1,60 x 2,40 m. Casa Fortaleza.
O cantinho do bufê chama a atenção pelo colorido e pela personalidade do armário chinês (fora de linha. Opção: armário laqueado Makalu, de 0,85 x 0,48 x 1,40 m*, com puxadores de ferro; Essência) e do espelho de estilo veneziano (similar: mede 0,57 x 1,05 m; Archi Forma).
A sacada estreitinha ficou mais charmosa com as lanternas marroquinas coloridas e com a iúca plantada em vaso. Dona de folhas resistentes, que não exigem poda, essa planta se desenvolve bem em terraços de apartamento.
Armários dos dois lados incrementam a cozinha-corredor
Para não prejudicar a circulação, a profundidade dos módulos varia. Na parede da pia, as medidas são convencionais: 45 cm em cima, com portas basculantes, e 65 cm embaixo. Na face oposta, se reduz a 35 cm, o bastante para itens pequenos.
Embora cada uma preserve seu espaço, cozinha e lavanderia compartilham uma área contínua de 5 m². Entre elas, colocou-se uma cortina antichama de PVC, que esconde o varal, barra parte da fumaça e é lavável com água e sabão. Na parede da pia, as medidas são convencionais: 45 cm em cima, com portas basculantes, e 65 cm embaixo. Na face oposta, se reduz a 35 cm, o bastante para itens pequenos. Pastilhas de porcelana: usadas no piso e nas paredes, são da Atlas, modelo Brita sg 8430. De Stijl
Cama grande e bancada em prol do conforto
A fim de abrir lugar para o colchão king size (1,93 x 2,03 m) tão almejado, o casal dispensou armários no quarto, que mede 8,50 m². Mas conseguiu ter criados-mudos nas duas laterais, ambos de MDF laqueado. Uma cabeceira (1,20 m de altura) coberta de laminado amadeirado dá unidade ao conjunto. “Os tons neutros e claros ampliam o ambiente e transmitem serenidade”, diz Marcos. Ele enriqueceu a composição acrescentando um papel de parede suavemente estampado e uma colcha de cambraia.
O banheiro passou por um upgrade total, a começar pela porta. Como abria-se para dentro de restritos 3 m², ela foi substituída por uma peça de correr. Ao liberar espaço, o arquiteto deu à irmã e ao cunhado uma bancada com cuba de apoio e gabinete – antes, só existia uma pia de coluna. Bancada: de travertino nacional (1,28 x 0,50 m), com frontão de 10 cm. Brutu’s Mármore.
Entre os acabamentos novos, distinguem-se as pastilhas de vidro no nicho dentro do boxe, o espelho (1,22 x 1 m) na parede e a pintura epóxi impermeabilizante, própria para áreas molhadas, aplicada na superfície lateral.
O escritório com closet virou anexo do quarto principal
Nem Andressa nem José trabalham em casa, no entanto queriam um espaço onde pudessem usar o computador confortavelmente. O quartinho de menos de 5 m², colado ao dormitório do casal, se tornou a alternativa perfeita. Abajur: o Mandin é feito de metal e aceita uma lâmpada comum (com rosca E27) de 60 w. Tem 48,3 cm de altura e 24 cm de diâmetro. Etna.
Não apenas de home office vive este ambiente! Muito bem aproveitado, ele ainda faz as vezes de closet, recheado de armários produzidos sob medida. Além de abrigar sob a janela uma escrivaninha com duas gavetas (1,30 x 0,60 m), o cômodo recebeu uma estante rasa, ideal para livros, enfeites e alguns utensílios de escritório.
Os acessos foram repensados
O quarto menor conectou-se ao maior – bastou eliminar duas portas e instalar outra no fim do corredor (1). O ambiente principal acolheu a cama king size (1,93 x 2,03 m) e dois criados-mudos. Guarda-roupa (2), bancada de trabalho (3) e estante integrada ocuparam o anexo. A área do banheiro rendeu mais com a troca da porta comum por uma de correr (4).
Ilustração Alice Campoy