Apartamento com astral de casa térrea
A arquiteta Marina Carvalho optou pela segurança e praticidade de um apartamento zero-quilômetro, mas fez de tudo para deixá-lo com jeitão de casa
Em uma região tranquila da zona oeste de São Paulo, Marina encontrou ruas arborizadas e parques, “ideais para levar a [vira-lata] Leleca para passear”, e um apartamento em construção que cabia no orçamento. Fechou negócio mesmo sabendo que, tão logo recebesse as chaves, seria preciso encarar uma reforma para dar sua cara ao imóvel de sessenta e cinco metros quadrados. A obra resultou na integração de um quarto à sala – que agora abriga estar, jantar e home office sem aperto – e na substituição de boa parte dos acabamentos, como metais, louças, revestimentos e portas. Na decoração, todo o empenho teve o objetivo de criar um clima suave e acolhedor. “Queria que o apê ficasse com astral de casa e acredito que deu certo, pois quem vem aqui comenta exatamente isso”, conta a arquiteta.
Um agrado às sensações no jardim suspenso
º Para compor o canteiro da varanda, Marina usou flores (gerânio e dama-da-noite), ervas (alecrim, salsinha, cebolinha, menta e manjericão) e uma jabuticabeira. “Selecionei plantas que estimulam a visão, o olfato e o paladar”, explica. As espécies vieram da Feira de Flores da Ceagesp, e as banquetas Solar, da Tok & Stok.
º Do lado de dentro, reina a atmosfera clarinha, conquistada com móveis e acessórios neutros. Mesmo a parede colorida (Sete Quedas, ref. D064, da Suvinil) esbanja delicadeza.
Estante laqueada
Com 1,50 x 0,38 x 2,50 m*, oculta o ar-condicionado. Marcenaria Dantas
Mix de elementos tradicionais e contemporâneos define o estilo
º Estrelas do estar, os tijolos à vista na cor palha foram assentados com junta seca. “Assim, sem rejunte, o visual fica leve e natural”, defende a arquiteta.
º Para o piso de todo o apê, a escolha recaiu sobre o Tecnocimento (tom Cinza Sampa), mistura pronta de cimento queimado, aplicada como uma massa, sem emendas. A única exigência é ter uma base perfeitamente nivelada.
º O tapete de tiras de tecido trançadas à mão foi um achado. “Arrematei a peça por R$ 80 em Visconde de Mauá [RJ]”, conta Marina.
º Como não encontrou móveis do tamanho exato de que precisava, a moça desenhou alguns deles, como o rack e a bancada.
º O mesmo turquesa que tinge a parede atrás da mesa de jantar comparece em um dente da alvenaria. As demais superfícies foram cobertas com o off-white Calopsita (ref. A014, da Suvinil).
Tijolo aparente
Cia. das Telhas, R$ 380. Mão de obra: Renato Pedras
Rack laqueado
Mede 3,10 x 0,45 x 0,45 m. Marcenaria Dantas
Quadro preto e branco
Nova York (73 x 73 cm). Tok & Stok
Mesa lateral
A Eme (50 x 50 cm) soma pínus e MDF. Oppa
Piso de cimento
NS Brazil
Luminária de mesa
Empire B, articulada. Telhanorte
Bancada
Revestida de laca branca e laminado freijó (2,40 x 0,40 x 0,75 m). Marcenaria Dantas
Mesa de jantar
Dix, com pés de aço e tampo de vidro (1,60 x 0,75 x 0,72 m). Tok & Stok
Cadeiras brancas
Seat B-024, com braços. SD Online
Bufê
Vogan (1,68 x 0,45 x 0,80 m), de MDF e MDP. Tok & Stok
A área social foi maximizada
º A moradora dispensou o segundo dormitório, levando ao chão duas paredes (pontilhadas), a fim de ganhar uma sala mais ampla.
º Em seguida, a regra foi fazer valer cada centímetro conquistado: bufê (1) e estante (2) encaixam-se em cantinhos estratégicos, enquanto a estreita bancada (3) do home office encosta no estofado.
º Bem distribuídos, os demais ambientes não pediram alterações.
A cozinha compacta tem encaixes exatos
º Com 5,40 m², o cômodo funciona bem graças aos armários planejados (Italínea), que apresentam vãos sob medida para a geladeira, o micro-ondas e o fogão de embutir. A planta do tipo corredor pediu a concentração de todos os elementos em uma só parede.
º Em prol de uma atmosfera clean, Marina apostou na clássica parceria de base branca e eletrodomésticos de inox.
º Uma porta de correr de vidro, com película que simula o efeito jateado, marca o limite com a lavanderia: o varal fica oculto, porém a luz passa.
Porta de vidro
Mede 1,70 x 2,60 m. Júlio Box
Bancada
Feita de Silestone Blanco Zeus (1,98 x 0,65 x 0,04 m), com frontão de 10 cm. Granimármore
Cerâmica
Cetim bianco (30 x 60 cm), da Portobello, nas paredes. Leroy Merlin
Porta vai e vem
Inclui escotilha e puxador. Madel
Escolhas funcionais na suíte, sem abrir mão do romantismo
º Cama box no tamanho queen, criados-mudos e armário com portas de correr espelhadas (Italínea) compõem o mobiliário do quarto.
º A parede da cabeceira, no tom Dia da Noiva (ref. D094, da Suvinil), ganhou graça com o adesivo de árvore (Gecko).
º Uma elegante parceria é flagrada no banheiro: pastilhas de porcelana e tampo de Silestone – material à base de quartzo e resina, com alta resistência a riscos e agentes químicos.
Criado-mudo
Fora de linha. Modelo similar: ref. 50484, da Móveis Província. MobiliStore
Roupa de cama
De piquê branco, colcha e porta-travesseiros da linha Favo. MMartan
Capas de almofada
Nene (40 x 40 cm), de crochê. Tok & Stok
Pastilhas
Com 5 x 5 cm, na cor Jade, da Jatobá. Leroy Merlin
Bancada
De Silestone Blanco Zeus (85 x 50 x 4 cm), com frontão de 10 cm. Granimármore
Espelho
De cristal lapidado, mede 1,13 x 0,85 m. Júlio Box