Antes e depois: na varandinha coube até rede
Depois de repaginado, o cantinho ficou aconchegante e digno de ser exibido com orgulho
Durante as férias de verão, Gabriel se encantou tanto com o vaivém da rede na casa de praia que a mãe do menino, a artista plástica Nina Braz, nem esperou chegar de volta ao lar, doce lar, em Curitiba – ainda na estrada, ela arrematou um exemplar.
Com a deixa de instalar a peça nova, a moça, dona do blog Tu Organizas, aproveitou para tirar da gaveta um plano antigo: repaginar os 3 m² da varanda do apê, que havia 12 anos estavam praticamente sem uso. Assim, em apenas uma semana, a área ganhou não apenas uma confortável rede como cores marcantes nas paredes, plantas, móveis e piso novo – tudo a toque de caixa, aproveitando ao máximo os materiais que já estavam à mão.
Paleta alegre e reaproveitamento
❚ “Tomei cuidado para não alterar a fachada e para que a cor não fosse cansativa”, fala Nina sobre o branco escolhido para tingir o trecho das paredes visível para quem está no quarto contíguo. Mas ela não abriu mão de tons fortes e pintou outras superfícies de azul e de laranja – este, obtido com a mistura de sobras de tinta.
❚ “Acho que madeira e pedra conferiram um ar de jardim de área externa”, diz a moradora, justificando os deques e pedriscos que agora cobrem o piso.
Antes e Depois:
❚ Os assentos são feitos de material reaproveitado: sobre os pedriscos, toras cortadas de uma árvore que caiu, tratadas e pintadas com spray; no lado oposto, pés de bancos antigos receberam novos assentos de compensado.
❚ Treliças achadas na rua viraram suporte para vasos com suculentas.
❚ Para acomodar os utensílios de jardinagem, Nina fez nichos a partir de caixotes, com folhagens artificiais coladas no fundo
Antes e Depois:
Depois:
Fotos: Arquivo Pessoal/Cris Dessoy